Chore uma lágrima de saudosismo. O adaptador chamado Retrode permite jogar Super Nes e Mega Drive no computador usando os controles e as fitas (ou cartuchos) originais dos videogames. Os consoles, respectivamente da Nintendo e da Sega, foram sucesso na década de 1990 e, com títulos como Super Mario World e Sonic, têm fãs até hoje (me incluam nessa).

O adaptador é conectado por cabo USB e, segundo o fabricante, pode ser usado em dispositivos como PCs, Macs, tablets e smartphones. Com quatro conexões para controles (dois de SNES e dois de Mega), o Retrode custa US$ 85 mais o frete no site oficial.

Embora os desenvolvedores sugiram o uso dos cartuchos verdadeiros (não só por instinto de “arqueólogo dos games“, mas também por questões de direitos autorais), o dispositivo necessita de um emulador para rodar os jogos, e pode ser utilizado apenas com ROMs baixadas da internet. As fitas originais também podem ser jogadas usando um joystick USB comum ou o teclado.

Possivelmente você (e eu) deve estar pensando “e daí, com um emulador eu jogo qualquer console antigo usando meu controle do PlayStation“. É verdade, mas um bom antiquário sabe o gostinho de ter os equipamentos originais na mão. Claro que, nesse caso, mais legal ainda é ter o videogame completo…

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera