Desde a última terça-feira, smartphones e tablets com sistema Android contam com mais uma opção para navegar pela web. O Google anunciou o lançamento de uma versão beta do Chrome, por enquanto, compatível apenas com o Android 4.0 e disponível para alguns países e idiomas.

A aposta do Google para os gadgets promete velocidade e simplicidade na navegação, além de um design especialmente preparado para a navegação nos dispositivos móveis.

Da mesma maneira que a versão para computadores de mesa, o Chrome para Android Beta se concentra na velocidade e simplicidade – disse Sundar Pichai, vice-presidente sênior do Google Chrome e aplicativos – O Chrome para Android foi projetado especialmente para dispositivos móveis. Um dos maiores problemas da navegação em celulares e portáteis é selecionar um link correto entre vários em um dispositivo de tela pequena. O Link Preview acaba com a dificuldade de acessar links de uma web page ao dar um zoom automático no link para que a seleção seja mais precisa.

A versão para Android também oferece integração entre os gadgets e o PC, permitindo ao usuário sincronizar favoritos e visualizar abas que estavam abertas no computador, mantendo a privacidade do usuário. Para navegar entre elas, basta deslizar os dedos na tela. No blog Google Brasil, um vídeo demonstra a funcionalidade do navegador para Android: