Um ano passou e a 5ª edição da Campus Party Brasil já está aí. Com 7 mil campuseiros inscritos, a principal novidade do encontro, que promete mais de 500 horas de programação, é o novo espaço, agora no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Isso sem contar a “turbinada” prevista para a área de games, uma das mais concorridas, e, claro, o convidado mais que bem-vindo todos os anos: a ultrarrápida banda larga, que aumentou de 10GB para 20GB, para os 7 mil pontos de conexão ethernet disponíveis.

Outro ponto a destacar foi a entrega antecipada dos crachás, que deve reduzir as filas no início do evento. No ano passado, o tempo de espera chegou a até seis horas.

Computação em nuvem, mobilidade, gamificação e empreendedorismo estão entre os principais temas da CPBR 2012, mas um item adicional se destaca: a participação colaborativa dos campuseiros na construção do evento, através da indicação de palestras e sugestões.

Já entre as atrações internacionais, nomes nem tão conhecidos do grande público se comparados a outros que passaram pela Campus Party, como o cofundador da Apple, Steve Wozniak; e o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore. Nesta edição, entre as participações confirmadas estão o pesquisador de tecnologia aplicada à educação, Sugata Mitra; o executivo da Rovio, a empresa criadora do sucesso Angry Birds, Julien Fourgeaud; e o diretor Gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia, Kul Wadhwa.

Na área de games, estão previstas 28 atividades, entre paletras e workshops, para iniciantes e gamers com conhecimento mais avançado para o desenvolvimento de jogos. Inclusive, o espaço oferecerá a possibilidade de integrar o mundo real com o virtual, através de disputas do Fifa 12, será palco da etapa nacional do Intel Extreme Masters para o StarCraft 2, um campeonato que já acontece na Alemanha, na China e nos Estados Unidos.

Como proceder? Acesse aqui. Como chegar ao local? Veja aqui. Para mais detalhes, acompanhe o blog da Vanessa Nunes e o site oficial da Campus Party Brasil. A CPBR vai até domingo, 12.

Quem quiser falar comigo, pode me encontrar no twitter como @natyaeris.