Esse é um post curioso porque, ao mesmo tempo em que é um “games memória“, é também novidade. A Tectoy vai lançar no Brasil uma nova versão do clássico console de 8-bits Master System. Chamado de Master System Evolution, o videogame (imagem acima) terá visual diferenciado, com corpo e joysticks na cor azul e o personagem Sonic estampado em alto relevo no aparelho.

Desde sua primeira versão no Brasil, em 1989, o velho Master já teve diversas caras. Além dos tradicionais consoles de mesa, houve edições portáteis (que na verdade precisavam de uma televisão para servir de tela) e adaptadores para rodar seus games no Mega Drive e até no portátil (de verdade) Game Gear. Apesar de ser o console de 8-bits da Sega, o Master nunca conseguiu concorrer de frente com o equivalente da Nintendo – principal rival da empresa no mercado de games naquele tempo. O Nintendinho 8-bits dava de lavada, e até conseguiu, durante certo tempo, competir com o modelo de 16-bits da companhia adversária (o Mega).


Master System I, Master System III (versão brasileira) e portátil Master System III Super Compact

Todavia, por ter representante em solo brasileiro, o Master conseguiu alguns games muito atraentes, desenvolvidos pela Tectoy, como Turma da Mônica, Férias Frustradas do Pica-Pau, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Street Fighter II. Outra característica marcante do console eram os periféricos. Além de pistola (a Light Phaser), lá na década de 1990 o Master já tinha óculos 3D para games com sensação em três dimensões (imagem abaixo).

Aliás, eu quase tive um Master System 3 quando guri, desisti da compra justamente ao descobrir que o modelo não era compatível com esses equipamentos. Pouco depois comprei (minha mãe comprou) o Super Nintendo e eu fiquei para sempre na gurizadinha do SNes.

Seguindo a tradição, a nova edição do Master da Tectoy também trará jogos na memória. E não são jogos quaisquer, como ocorre nos clones do NES vendidos nos camelôs. O Master System Evolution terá 132 games, dentre os quais clássicos como Sonic (abaixo), Altered Best, Alex Kidd, Golden Axe e Shinobi.

O menos interessante do lançamento é o preço sugerido: R$ 199. Mais do que custa um PSOne e quase o preço de um PlayStation 2 em boa parte dos anúncios de jornal. Considerando que hoje games tão (ou mais) complexos que os de um Master System podem ser jogados no celular, fica meio salgado.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera