Um dos responsáveis pelo site de vazamento de informações confidenciais OpenLeaks, Daniel Domscheit-Berg, palestrou na tarde desta sexta-feira no 12º Fórum Internacional Software Livre (fisl12). Ele preferiu se apresentar não como o fundador da página – que segundo ele é de coautoria de todos os envolvidos – mas como um dos voluntários.

Para um auditório com boa presença de público (imagem abaixo), o palestrante falou sobre a dificuldade do tipo de serviço que é ali oferecido, e afirmou que o objetivo não é ser obrigado a ficar escondido, agindo secretamente. Na verdade, o interesse é tornar a tarefa de divulgar informação abertamente parte do processo de conhecimento.

– Não queremos trabalhar como James Bond – disse.

Sobre o relacionamento com o projeto WikiLeaks – do qual se desligou por divergências com Julian Assange – Daniel Domscheit-Berg preferiu não falar muito. No entanto, ressaltou como um ponto importante de discordância a exclusividade no vazamento de documentos para algumas organizações.

Antes mesmo de começar a palestra, o convidado tratou de “molhar o bico” em um chimarrão, trazido por ele mesmo. E da mesma forma que chegou, deixou o palco: abraçado na cuia e na garrafa térmica.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera