Hoje é dia de backup. Não “Backup”, nosso podcast aqui do blog, mas backup mesmo, com inicial minúscula, dia de fazer cópias de segurança dos arquivos armazenados no computador. Um grupo está promovendo online a data de 31 de março como o “World Backup Day“, ou “Dia Mundial do Backup“.

O texto na página do evento diz que não é uma questão de “se”, mas de “quando” o disco rígido irá falhar – dando a entender que forçosamente todo HD irá apresentar problemas algum dia. De fato, os dados apresentados pelo grupo apontam que 3% dos HDs novos falham anualmente. Dentre os dispositivos com mais de três anos, o valor cresce para 6% de falhas.

O computador, destaca o grupo, assemelha-se mais a um carro – com diferentes sistemas interligados tornando-o operacional – do que com um eletrodoméstico como uma torradeira.

A proposta, conforme o site do World Backup Day, é conscientizar àqueles que nunca fazem backup. No entanto, o grupo ressalta que salvar os dados do disco rígido apenas uma vez por ano ainda é pouco.

O site sugere três formas de fazer backup: em dispositivos físicos como USB ou discos rígidos externos; em mídias como CD, DVD e Blu-ray; ou em armazenamento online (na nuvem).

Empresas também estão aproveitando a data para divulgar seus serviços de backup.

Envie TECNO para 46956 e receba as últimas novidades do mundo tecnológico. O custo por mensagem recebida é R$ 0,31 para todas as operadoras.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera