Poking Inventor – algo como “inventor da cutucada” – era o nome do action figure, popular “bonequinho”, do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, vendido pela empresa M.I.C Gadget. No entanto, o brinquedo – ou enfeite, já que não tinha movimentos – foi descontinuado pela fabricante em função de direitos autorais.

A peça custava US$ 69,90. Com cerca de 18cm de altura, vinha com balões de fala, tipo de histórias em quadrinhos, para serem preenchidos com mensagens. Também era acompanhada pela letra “F” e plaquinhas de “cutucar” e “curtir” – termos familiares para quem usa a rede social.

Mark Zuckerberg já é personagem de quadrinhos, foi tema de filme (The Social Network, três estatuetas do Oscar) e apareceu no desenho animado dos Simpsons. Ser transformado em boneco para decorar as prateleiras dos nerds poderia ser encarado como mais uma homenagem; mas não foi dessa forma.

Conforme um post no blog da M.I.C Gadget, um escritório de advocacia representante do Facebook na China entrou em contato explicando que as marcas do site de relacionamentos e a imagem de Zuckerberg estavam sendo usadas sem consentimento. Por isso, a fabricação e venda do produto deveriam ser interrompidas imediatamente. Mais ainda, todos as peças restantes deveriam ser destruídas, e as representações tiradas do site de vendas.

Em resposta, a M.I.C disse que só 300 unidades do Poking Inventor haviam sido produzidas, e que não havia mais nenhum em posse da empresa. No mesmo post, a loja garantiu que o boneco “não vai mais aparecer na Terra”. Também foi questionado o fato de o Facebook ter marca registrada na China, país no qual o acesso a rede social é bloqueado. Mas, embora sem vender o produto, o site que anuncia o boneco segue no ar, para quem quiser ver as imagens.

Nunca se sabe, claro, a decisão pode ser revertida – talvez por um acordo entre M.I.C e Facebook. Os dois lados poderiam sair ganhando, com o CEO licenciando sua imagem para uso no brinquedo. Se não houver acerto, feliz de quem comprou o boneco antes da proibição: terá uma rara e valorizada peça.

Só para lembrar, a M.I.C Gadget também já vendeu bonecos do CEO da Apple Steve Jobs. Em duas versões – de “cara limpa” e “ninja”.

Envie TECNO para 46956 e receba as últimas novidades do mundo tecnológico. O custo por mensagem recebida é R$ 0,31 para todas as operadoras.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera