Um supercomputador construído pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa da China é a nova máquina mais rápida do mundo, conforme comunicado da fabricante de chips gráficos Nvidia. O equipamento, instalado no Centro Nacional de Supercomputação, em Tianjin, usa sete mil unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia e tem potência equivalente a 175 mil notebooks.

O desempenho atingido pelo computador, chamado de Tianhe-1A, é de 2,5 petaflops, 30% mais do que a maioria dos supercomputadores do planeta. Conforme o “Iol“, ele será utilizado por vários campos e será disponibilizado para outros países.

O Tianhe-1A também tem a proposta de ser um supercomputador mais verde, de acordo com a “Cnet“. A máquina consome somente 4.04 megawatts, sendo, em termos de economia de energia, três vezes mais eficiente.

A China agora está empatada com a Alemanha em quarto lugar na lista Top500 de supercomputadores. Na frente estão Estados Unidos, Reino Unido e França.

Envie TECNO para 46956 e receba as últimas novidades do mundo tecnológico. O custo por mensagem recebida é R$ 0,31 para todas as operadoras.