Facebook e Twitter devem ser os novos alvos preferidos de golpistas em 2010. A previsão é da empresa de segurança McAfee. Criminosos devem optar por cavalos de Tróia e botnets (redes zumbis) mais complexos, além de aproveitarem as vantagens do HTML 5 para criar as ameaças emergentes.
           
Além das páginas de Facebook e Twitter,  aplicativos de terceiros nesses sites estão mudando rapidamente a modalidade de ação dos cibercriminosos, já que possibilitam a eles o uso de novas tecnologias e novos pontos de acesso à Internet (hot spots) para desenvolverem suas atividades mal-intencionadas.
           
Os usuários tornam-se cada vez mais vulneráveis aos ataques a programas de aplicações não confiáveis que são distribuídos de modo ilegal através de redes. Os cibercriminosos aproveitam a confiança entre amigos e a falta de cautela dos usuários para atraí-los aos seus sites.
           
O uso de URLs abreviadas em sites como Twitter contribuem para que os cibercrimonosos camuflem ou disfarcem sites mal-intencionados e facilitam a condução dos usuários a estes. O McAfee Labs prevê que os cibercriminosos irão explorar cada vez mais estas condições para usar suas táticas em redes sociais mais populares de 2010.
           
A evolução da Web proporcionará aos cibercriminosos novas oportunidades para criarem malware.
           
O surgimento do sistema operacional Google Chrome e os avanços tecnológicos do HTML 5 continuarão modificando a atividade dos usuários, orientando-os cada vez mais a aplicações on-line em vez de aplicações em desktops, o que criará oportunidades para os desenvolvedores de malware atacarem os usuários.
           
O suporte antecipado à plataforma cruzada de HTML 5 também proporciona uma motivação adicional para os atacantes e permite a eles atingir os usuários dos navegadores mais utilizados.