Na semana passada, demos a informação de que o Microsoft Word foi proibido por um juiz do Texas (Estados Unidos). A medida pode deixar órfãos os fãs do editor de textos do pacote de produtividade da MS. A decisão, adotada por quebra de patente, atinge apenas os EUA.

Mas e se fosse global? Se acordássemos nesta amanhã sem puder utilizar o Word? (Frase apenas para efeitos dramáticos, isso não ocorrerá).

Usuários, seguem as sugestões de alternativas para seu desktop – as opções na nuvem serão postadas em breve.

Quem já é mais experiente, já deve conhecê-las. Esse post é voltado para o pessoal que acha que o Word é o único editor de textos existente (certo?).

Quem quiser dar outras sugestões, por favor, nos comentários.

# 1 – OpenOffice ou BROffice

Além da interface muito parecida, o OpenOffice.org (OOo) não deve em recursos para o editor de textos da Microsoft. Entre os extras, ele gera PDFs diretamente do editor, sem a necessidade de uma impressora virtual ou softwares similares.

Outro diferencial do OOo é que já existe um pacote para o programa com as novas regras ortográficas para a língua portuguesa. Mais um extra: extensões legais de idioma e formatação para turbinar seu editor.

Você pode abrir e salvar arquivos de Word no programa.

Site: BROffice.org ou OpenOffice.org

# 2 – AbiWord

Multiplataforma e interoperável, o AbiWord quebra o galho como substituto do Word também. Ele funciona em Windows e Linux, e salva os arquivos em vários formatos, incluindo Palm. Ele também tem extensões.

Site: AbiWord

# 3 – Jarte

Editor de textos baseado no Word, o Jarte é uma alternativa que permite exportar documentos diretamente em PDF e HTML. Ele é baseado no WordPad, mas é gratuito (há também uma versão paga).

O Jarte possui os mesmos recursos de edição de fontes (negritos, itálicos, sublinhados). Além disso, é possível inserir imagens, links e outros objetos.

Site: Jarte

# 4 – Lotus Symphony

Editor de textos, planilhas e apresentações. A tríade de programas de produtividade faz parte do Lotus Symphony. O pacote é baseado em versões mais antigas do OpenOffice, com várias modificações. Além de exportar PDFs, o Lotus suporta os formatos .ODF, . DOC e Lotus SmartSuite.

Postado por Guilherme Neves