reprodução

Nesta segunda publicamos no site de Tecnologia a notícia de que a Microsoft vai oferecer no Windows browsers alternativos ao Internet Explorer (IE) para satisfazer a Comissão Europeia – que acusa a empresa de concorrência desleal na guerra dos navegadores. Além disso, permitirá a exclusão do IE do sistema operacional (leia aqui a matéria). Tudo bem, e eu me pergunto: a Microsoft tem que fazer isso?

Como o assunto é muito delicado – e sempre tem um gatuno que lê correndo, não entende e depois mete o pau – vou deixar uma coisa clara antes de dar minha opinião: o Internet Explorer não é o meu browser. Uso o Firefox e, como segunda opção, apelo ao Chrome. O IE só uso mesmo com algumas ferramentas aqui do clicRBS, que funcionam apenas nele.

Bueno, vamos lá:

Primeiro
Uma coisa que eu consideraria um erro grave, uma deficiência, seria um sistema operacional vir sem navegador. Isso seria uma falha, e por isso o Windows tem
de vir com algum browser. Sendo assim, acho natural que o sistema operacional desenvolvido pela Microsoft venha com o navegador da Microsoft, não vejo problema algum nisso.

É como quando comprávamos um Super Nintendo (original): invariavelmente, o console vinha com um controle da Nintendo. Não era o melhor, não tinha botões turbo; mas seria pior se viesse sem controle nenhum. Quem quisesse, podia trocar para outro controle depois.

Segundo
No caso do Windows com o IE, a sacanagem que eu enxergo é a impossibilidade de excluir o navegador do sistema operacional. O sujeito baixa um Firefox, por
exemplo, e nunca mais pretende utilizar o IE; mas o navegador permanece lá, ocupando espaço. Quem tem um computador mais antigo – ou um notebook com menos HD, de repente – pode acabar optando por ficar com o IE (já que não pode excluí-lo) e não ocupar espaço com dois navegadores.

Isso é manter o usuário preso. Isso sim é concorrência desleal, eu penso. O usuário tem que ter o direito de excluir o IE e colocar outro navegador.

++++

Mas tudo se resolve se a Microsoft permitir a exclusão do IE. Obrigar a empresa a oferecer outras opções de browser é (repito, na minha opinião) um abuso também. Seria como obrigar uma máquina de Coca-Cola a oferecer também Pepsi.

Postado por André Crespani