divulgação

Uma das piores formas de tortura inventadas pela raça humana é esperar pelo ônibus. Então, qual seria a melhor parada de ônibus possível? Uma na justamente não se precisasse esperar pelo ônibus, claro. Essa é a proposta da parada de ônibus do futuro. Dentre as comodidades oferecidas pelo projeto está rastrear em tempo real a posição dos veículos pela cidade. Perfeito!

Quem depende do transporte coletivo – como é, eventualmente, meu caso – entenderá bem do que estou falando. Nada mais estressante do que ficar horas “quarando” na parada sem saber se o ônibus acabou de passar, se bateu, se está preso no engarrafamento; ou, pior, na madrugada, não saber se ainda tem ônibus em circulação. Com a nova tecnologia, dá pra ir tomar um cafezinho no boteco e correr pra parada só uns minutinhos antes do ônibus chegar.

A parada de ônibus do futuro, chamada de EyeStop está sendo desenvolvida pelo MIT, em parceria com a prefeitura de Florença, na Itália. Com telas sensíveis ao toque, ela permitirá também programar uma viagem de ônibus em um mapa interativo e navegar na web. Segundo o G1, no modelo da foto, carregado por luz solar, basta indicar o destino desejado para que o sistema informe a linha rodoviária que faz o percurso em menos tempo.

O EyeStop também coleta dados sobre a qualidade do ar e da temperatura ambiente, oferecendo informações em tempo real. Só faltou a própria parada fazer o café!

Postado por André Crespani