A Microsoft começou nesta terça-feira os testes do Vine, exclusivamente na cidade de Seatlle (EUA). Trata-se de um serviço que une recursos de redes sociais, com o objetivo de ser utilizado principalmente em momentos de catástrofes naturais.

Segundo o blog TechCrunch, a ideia surgiu durante o furacão Katrina, há quatro anos e meio. O desenvolvimento se iniciou há um ano.

O Vine foi desenvolvido para manter o contato entre famílias e amigos quando outros métodos de comunicação estão instáveis ou inativos. Ele poderá ser acessado via desktop, mensagens de texto ou e-mail.

Na prática, o serviço reúne notícias locais de 20 mil fontes diferentes nos Estados Unidos, além de comunicados e alertas de órgãos públicos – a localização dos eventos é apontada em um mapa. Além disso, o Vine agrega informações do Facebook e Twitter (no futuro), incluindo a localização geográfica de usuários, também no mapa.

É possível enviar mensagens para outros internautas conectados, sendo que cada usuário escolhe como quer receber as mensagens (SMS, e-mail, messenger).

Até o momento, trata-se de um teste com um grupo limitado de usuários.

Mas… trocas de mensagens, localização geográfica, visualização de status em redes sociais… a Microsoft pode estar perto de um agregador para social networking, atraente o suficiente para ser utilizado quando emergências estiverem fora de questão.

Na verdade, acho que será um serviço mais útil nestes momentos. Cá entre nós. Se der uma emergência mesmo não vai ter internet que conecte as pessoas. E isso que eu nem fiz piadinhas com a tela azul.

Postado por Guilherme Neves