Uma das mensagens que mais pipocam entre seguidos e seguidores do Twitter aqui da casa é quanto a legitimidade da ameaça prevista para este 1º de abril. O dia dos bobos seria também a data em que os mais de 10 milhões de PCs infectados com a praga de rede Conficker “ligariam” para casa atrás de novas instruções.

E daí, é verdade ou é trote?

Algumas empresas de segurança de software estão trabalhando a pleno vapor para detectar e obter detalhes sobre a variante. Na F-Secure, com escritório em São Paulo, por exemplo, a expectativa é por um relatório do laboratório para saber se é uma ameaça real ou não, conforme nos disseram.

Da empresa, veio um alerta para sites maliciosos oferecendo soluções e prevenções contra o worm.

Já no blog da Panda Security, o diretor Luis Corron diz que o alarde não se justifica, ao aconselhar: “não se deixe levar pelo pânico do Conficker”. Para Corron, o 1º de abril vai passar sem traumas.

Conforme a CNN Money, o iDefense Lab da Verisign Inc descobriu cópias do worm atualizado esperando a ativação, mas sem data definida.

– Não está claro para que serão utilizadas estas cópias. Poderiam ser usadas para muitas coisas, mas não haverá uma catástrofe no dia 1º de abril – aposta o diretor da Verisign Rick Howard.

Por precaução…

Aqui na redação entramos em contato, também, com o coordenador do Computer Emergency Response Team em Porto Alegre. Leandro Bertholdo disse que quem estiver com tudo em dia pode ficar tranquilo:

– Basta ter o Windows atualizado com os últimos patches e um anti-vírus em dia.

Segundo Bertholdo, os PCs infectados é que devem temer mais. A variante não seria uma investida atrás de novas vítimas. Então, updates a postos e aguardemos.

Caso seja verdadeiro, o worm vai aumentar suas fontes de instruções. As primeiras versões geravam uma lista de 250 domínios possíveis por dia em que o malware pegaria instruções dos programadores. No caso da versão de 1ª de abril, a lista chegaria a 50 mil endereços diários.

Conforme a Postado por Guilherme Neves