Uma das maiores fontes para qualquer pessoa interessada em tecnologia é o Techmeme. Trata-se de um site que reúne os artigos mais lidos sobre tecnologia internet afora numa só página, em forma de lista. Ao longo do ano, muitos se destacaram, e os editores do site fizeram o favor de exibi-los numa lista, com a qual concordamos plenamente aqui no Infosfera, e temos agora o prazer de reproduzir.

Muitos dos fatos aqui citados estão na retrospectiva do canal de tecnologia do clicRBS.

# 1 – Oferta da Microsoft pelo Yahoo!
Quando anunciada, a oferta da Microsoft pelo Yahoo! abriu o ano, agitando o mercado. Após as idas e vindas, estratégias de mercado, briga de acionistas, e sugestões de nomes para o Yahoo e suas prospectivas parcerias (Microhoo, Gohoo, e por aí vai), o ano se encerrou com o Yahoo demitindo mais de mil funcionários e Jerry Yang fora do cargo de CEO.

# 2 – Apple fora do Macworld Expo
Se a Apple fosse uma religião, o Macworld Expo seria o concílio máximo do ano. O evento, do qual a empresa participa há anos, era o palco de anúncios pelo grã-mestre Steve Jobs. Em 2009 não só Jobs fica de fora, mas será o último ano de pronunciamentos da empresa no evento.

# 3 – Lançamento do Google Chrome
Os primeiros dias de setembro foram excitantes para os usuários da web e fãs do Google. O buscador deu sua investida definitiva na web com o lançamento do Chrome, um browser leve, limpo e rápido ideal para os serviços de cloud computing oferecidos pela empresa, e já browser favorito de muitos. O Chrome não só ressuscitou a guerra dos browsers como iniciou uma bela batalha.

# 4 – Cai o acordo de confidencialidade do iPhone
Motivo de alegria entre os desenvolvedores foi a baixa do NDA, o acordo de confidencialidade do iPhone, que proibia os desenvolvedores de aplicações para o aparelho de partilhar detalhes do código. A medida facilitou o surgimento de novas Apps e o aprimoramento dos softs para o smartphone da Apple.

# 5 – Busca por voz no Google
Mais uma vez, Google e iPhone num fato marcante. A pesquisa por voz no aparelho foi lançada no segundo semestre, apenas em inglês, inicialmente, e já causando alguma confusão com relação ao sotaque.

# 6 – Oferta da Google pela Valve
O que aconteceria se a Google botasse as mãos no Counter Strike? A imaginação se permitiu esse devaneio com o rumor de oferta lançado à web em outubro.

# 7 – Indústria larga de mão o P2P
O Wall Street Journal deu a notícia. A indústria musical, através de seu braço legal armado, a RIAA, desistiu de processar individualmente os usuários de internet que baixam músicas por P2P (Torrent). A ideia é apertar o cerco nos provedores norte-americanos. Pelo menos ninguém vai preso.

# 8 – Gigantes de olho no Dig

Postado por Guilherme Neves