Dizer que usa Linux não basta como informação sobre o seu sistema operacional. A frase tem que ser completada com o nome da distribuição. São várias, mas sempre há aquelas mais conhecidas.

Segundo o site Distro Watch, o Ubuntu é a mais popular do ano, seguida por openSuse, Mint, Fedora, PCLinuxOS, Debian, Mandriva, DreamLinux, Sabayon e Damn Small.

Confesso que dessas 10 só conheço cinco, de ouvir falar. Usar mesmo só o Ubuntu, Fedora, Debian e Mandriva (consegui um CD do Mandrake na praia que pretendo instalar em breve). Uso também o Xandros, no Eee PC – a distribuição ficou em 34º da lista do site.

Ainda mais embaixo na lista, temos o brasileiro Kurumin, em 145º. Para minha grata surpresa, nos últimos seis meses a popularidade do Big Linux, já indicado aqui no blog, em comentários, e cuja avaliação ainda está na dívida, ficou em 138º.

Agora, ser o Ubuntu o mais popular segundo este site não significa que seja a melhor distribuição para você, até porque a estatística do Distro Watch se baseia na procura pelo sistema operacional no seu bando de dados, e não o número de distros instaladas em PCs.

Diante de tantas opções, o negócio é ir testando e ver com qual você se adapta melhor. Eu optei pelo Ubuntu, por exemplo, porque que era a mais simples para um usuário inicial que nunca tinha mexido no Linux antes.

Mas antes de me decidir, dei uma rodada por aí, em live CDs, Live USBs e computadores de amigos, dando atenção especial à interface e à facilidade de instalação de programas. São dicas pra não ir só atrás da fama.

Postado por Guilherme Neves