Seis mil pessoas ficarão, durante uma semana, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, para a segunda edição da Campus Party Brasil, de 19 a 25 de janeiro de 2009. Entre elas, o gosto pela tecnologia e uma conexão de 10Gb, além das atrações divididas em 12 áreas temáticas.

• Areas temáticas: Vídeo, Design e Fotografia; Música, Astronomia, Blog, Desenvolvimento, Games, Modding, Robótica, Simulação e Software Livre.

• Ações especiais: Inclusão Digital, Campus Verde, Campus Móvel, Campus Media, Barcamp, Cibercultura, Grid Computer e Sarau Digital.

Confira as atrações confirmadas

• Barcamp: espaço para “desconferências” – discussões livres em que qualquer um pode levantar um tema para debate.

• Robótica: será construído um robô totalmente composto por tecnologias livres de software. O projeto deste mecanismo ficará disponível para download e, conseqüentemente, o protótipo poderá ser criticado, discutido, dissecado, modificado e melhorado pelos “campuseiros”.

• Inclusão digital: para quem nunca viu um computador, haverá o Batismo Digital 1.0, que dá noções básicas sobre o uso de PCs. Para aqueles que já tiveram um primeiro contato com a informática mas não vão muito além dos e-mails e comunicadores instantâneos, será feito o Batismo Digital 2.0, que mostra como a rede pode ser uma ferramenta decisiva na vida pessoal e profissional.

• Campus Verde: Na edição 2009 da campus Party, acontece o 1° Encontro Intergalático de Metareciclagem. Neste espaço, “campuseiros”, profissionais, ativistas e curiosos poderão discutir novas maneiras de desconstruir, reutilizar e dar um novo significado a tudo aquilo que é considerado lixo eletrônico, a partir de descobertas coletivas, do uso de software livre e do compartilhamento de aprendizado.

• Grid Computer: ou “computação distribuída”, é um conceito no qual as pessoas emprestam o seu poder de computação (o processamento de seu hardware) para ser utilizado por uma causa coletiva. Por meio dessa rede voluntária e colaborativa, é possível simular a operação de um supercomputador e auxiliar em pesquisas científicas e de interesse público. No evento, será criado um projeto brasileiro em favor de um tema a ser escolhido pelos “campuseiros”.

• Astronomia: a programação trará desde a exposição de arte Sobre os céus até a proposta de uma criação transversal. Reunindo as divisões de Robótica e Desenvolvimento, além da Astronomia, o projeto consiste na elaboração de um observatório coletivo com livre acesso na Internet.

>> De um modo geral, a cultura digital também ganha destaques, com quatro áreas temáticas (Vídeo, Design, Fotografia e Música) e duas ações especiais (Cibercultura e Sarau Digital).

Postado por Guilherme Neves