Reprodução

Geralmente se imagina alguém avesso à tecnologia como tendo cabelos brancos – e mesmo este esteriótipo não é muito fiel à realidade. Agora, uma nova pesquisa nos Estados Unidos diminui a faixa etária, especialmente dos não muito afeiçoados a um aparelho bastante comum, o telefone celular.

A empresa Bowen Research inventou descobriu que as pessoas com mais de 30 anos usam apenas 12% de todas as possibilidades de seus celulares e muitas se sentem frustradas com a complexidade dos aparelhos – imagina a atrapalhação diante de um iPhone.

Mais surpreendente ainda é que as features frustrantes são básicas, como ouvir as mensagens de voz, usar a agenda e “discar” os números. Seguem algumas citações dos “usuários”:

• “Depois de um ano e meio, eu não sei o que estou fazendo.”
• “Se é tão complicado, não vale a pena.”
• “Nem um pouco intuitivo.”
• “Até hoje eu não sei como ouvir o correio de voz.”

Algumas respostas também foram que muitos recursos dos celulares são “impossíveis de se aprender” e que os telefones estão “fora do nosso controle“.

Conforme observa o blogueiro Mike Elgan, da Computerworld, o que a pesquisa não explorou foi a necessidade desses recursos não utilizados. Em outras palavras, estão os usuários evitando 88% dos recursos porque eles não têm interesse, ou porque as interfaces são realmente complicadas?

E aí balzacas e balzacos, qual a sua relação com o celular? Eu, enquanto quase trintão, digo: a pesquisa não tem nada a ver comigo. A pergunta é: onde eles encontraram os usuários entrevistados?

Postado por Guilherme Neves