Antes tarde do que nunca, diz o dito. Venho aqui pagar uma dívida e iniciar outra, a prestações. Divulgar alguns comandos de Linux para os usuários, numa esperança de mostrar como pode ser mais rápido utilizar um modo texto inteligente no lugar de um gerenciador de janelas burro.

Como dissemos aqui, nas distribuições Linux o modo texto evluiu junto com o modo gráfico. Ou seja: além de você ter a chance de usar o seu sistema operacional via mouse através de ícones, menus e janelas cada vez mais atraentes, o teclado também tem sua graça.

Uma vez que se tenha uma distro (distribuição) instalada, ou rodada num live CD, ou pendrive, você pode acessar o terminal presionando as teclas Ctrl + Alt + F1. Através do terminal você utiliza o prompt de comando para digitar comandos, o que torna a vida bem mais fácil em alguns casos.

A primeira dica para o uso do prompt, portano é… use a tecla tab. Essa teclinha serve para completar a linha do comando do terminal. Agilizando a digitação. Próxima dica, abrir arquivos.

>> Ah! Não esqueça que você pode ser nosso correspondente no fisl9.0!!!

Postado por Guilherme Neves