Uma foto do meu brinquedinho/reprodução
Duas matérias de hoje sobre games do canal de Tecnologia me fizeram pensar em uma situação inusitada que algumas vezes pode ser vista quando %22pratico%22 a arte de jogar videogame com meus emuladores no PC. A primeira fala sobre o brasileiro Rodrigo Lopes, recordista mundial no jogo Pitfall do Atari e integrante de um grupo de brasileiros que busca marcar recordes em jogos antigos. A outra é sobre o novo controle para PlayStation 3, a última novidade da Sony em termos de joystick para seus consumidores.

O que dá quando se misturam essas duas coisas? Eu!

Dentre os muitos emuladores de games que tenho, um dos meus preferidos é o de jogos do antigo Atari, com seus clássicos que não canso de jogar – e vem por outra comentar. Para jogá-los, lanço mão de um adaptador para PC que permite o uso do joystick do PlayStation. E está feita a suruba; sou eu, jogando River Raid, Enduro e (claro) Pitfall, com um controle pretinho, analógico, do PlayStation.

Para quem jogou Atari do modo roots, no console mesmo, sabe a diferença que isso faz (falem aí!). Aqueles controles antigos, que estalavam o tempo todo e quebravam facilmente quando o jogador empenhava um pouco mais de força, dão lugar a um joystick macio e cheio – mas cheio mesmo – de botões. Como no Atari só se usava um ou dois, não faltam opções para configurar os comandos.

Em tempo, para quem está em busca de um joystick para PC, eu recomendo muito um adaptador, sobretudo para quem já tiver PlayStation. Em lojas virtuais se encontra facinho e baratinho, é só escolher uma de confiança. O adaptador funcionou com tudo: enfio na USB, conecto até dois controles e saio jogando. Ainda não encontrei um emulador ou um jogo para PC que – configurado corretamente – não tenha aceitado o uso do controle do Play.

Só não consegui fazer aquele troço vibrar. Até vem um CD para instalar um softwarezinho no PC, mas não funcionou no meu… Nada é perfeito.

Postado por André Crespani