Reprodução
O Gran Paradiso ainda está longe de ser o Éden da navegação a que se propõe. A Mozilla lançou nesse mês a terceira versão do Firefox – aliás, corrigindo, primeira versão BETA do Firefox 3 – e uma ressalva indica a maturidade do projeto: no atual estágio é mais apropriado para desenvolvedores, ou seja, ainda terá vários betas a passar por essa banda, mas isso já é moda entre muitas aplicações.

Assim, o que esperar do Firefox 3? Você já pode ir experimentando por si o que o Paradiso tem a oferecer, mas seguem algumas observações com base no que os desenvolvedores têm comentado.

Visualmente, a Mozilla promete sair do design idêntico das versões 1 e 2 para um similar aperfeiçoado. A idéia é valorizar as funções mais utilizadas pelo usuário e facilitar a nossa vida.

Em seu blog, Alex Faaborg, da equipe de interface da Mozilla, comenta que as alterações procuram atender as necessidades dos navegadores. Esse é um dos motivos pelo qual o botão de voltar, por exemplo, está maior que o avançar e também tem uma forma diferente, ao contrário do que acontece no Firefox 2, onde os dois são quadradões e ficam lado a lado.

Além disso, bem no meio dos dois botões os usuários de Windows XP e Vista encontrarão o histórico, restrito à barra de menu do Firefix 2.

Mudanças no home e no throbber

O botão de página inicial se despede da barra de atalhos para ficar permanentemente na barra de favoritos, como primeiro link. Ainda será possível devolvê-lo ao seu local anterior, basta alterar as configurações pessoais.

O throbber, aquelas bolinhas que ficam girando no canto direito do browser quando as páginas estão carregando, foi movido para o botão site (aquele que fica antes do http), o que deixa a função próxima do PARAR e do ATUALIZAR. Ou seja, você estará de olho na velocidade do carregamento da página e, caso deseje atualizar ou interromper o processo, não precisará olhar de um canto para o outro da tela para fazê-lo.

Favoritos em um clique

No novo Firefox algumas funções foram facilitadas, com a inserção de sites favoritos, por exemplo, que pode ser feita através do botão estrela, que automaticamente abre as configurações da página (pasta, nome, descrição), ou simplesmente deixar para fazer isso mais tarde.

Avisos de memorização de senhas agora aparecem no topo da página, como os de pop-ups bloqueados – grande sacada, já que a função não é tão fundamental assim para se abrir um caixa de diálogo no meio da tela, interrompento a experiência de navegação.

Bueno, essas são algumas das alterações que o Firefox 3 trará.

Nas palavras do próprio Faaborg, são coisas pequenas, quase imperceptíveis, mas que interferem no uso do browser.

O que lamento é saber que o Ctrl+Tab animado talvez não entre na jogada. Além de ser bonito, tem a utilíssima função de busca, pra quando você fica abrindo 20 abas no Firefox e depois se perde entre elas. Torcerei pela permanência.

Não migrei ainda em definitivo para o Paradiso porque o Wizz (leitor de RRS) ainda não chegou lá, e ele é fundamental para o meu trabalho. Mas estou aguardo a migração ansiosamente.

Aqui você pode dar uma conferida nos esboços dos botões mencionados acima.

Postado por Guilherme Neves