Agora só falta o link. O TechCrunch revelou nessa terça alguns detalhes do novo projeto do Google, o OpenSocial e a data de seu possível lançamento: esta quinta-feira. John Batelle, em seu Searchblog, já publicou até o release de lançamento, com a data de amanhã no topo, claro.

Resta então aos interessados no projeto esperar a chegada do novo produto.

O OpenSocial é um conjunto de três APIs comuns que permitem aos desenvolvedores ter acesso às principais informações e funções das redes sociais. Entre elas, dados de usuários, gráfico social e coisas que acontecem no ambiente da rede, como notícias e feeds. As redes sociais parceiras concordaram em aceitar as APIs com retorno adequado dos dados.

Entre as redes sociais parceiras estão Orkut, Salesforce, LinkedIn, Ning, Hi5, Plaxo, Friendster, Viadeo e Oracle. Entre os desenvolvedores incluem Flixster, iLike, RockYou e Slide.

Diferentemente do Facebook, a OpenSocial não tem sua própria linguagem de marcação. Em vez disso, desenvolvedores poderão utilizar Javascript e html normais (e pode incorporar elementos Flash).

Mas o que são APIs mesmo?

As APIs, ou Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos), são rotinas e padrões estabelecidos por um software para utilização de suas funcionalidades por programas aplicativos.

De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao usuário tradicional.

Mais recentemente o uso de APIs tem se generalizado nos plugins, acessórios que complementam a funcionalidade de um programa, e também nos mashups.

Por exemplo, o Google Maps possui diversos mashups que permitem, entre outras coisas, calcular uma área delimitada pelo usuário a partir do próprio Google.

• Leia mais sobre mashups aqui.

Postado por Guilherme Neves