O portal de leilões eBay lançou um site gratuito de anúncios classificados nos Estados Unidos, uma iniciativa para encontrar novas fontes de renda que concorre com o popular Craigslist.org e a imprensa tradicional.

A gigante do comércio eletrônico tem há mais de dois anos um site internacional de anúncios classificados chamado Kijiji (%22povo%22 em swahili), que permite aos usuários comprar e vender serviços difíceis de encaixar no eBay.

Conforme a agência EFE, a nova versão do produto, chamada Gumtree, cobre 220 cidades em 50 Estados dos EUA com ofertas que vão desde o aluguel de imóveis até os anúncios pessoais e a adoção de animais de estimação.

É um mercado até hoje dominado pela Craigslist.org, companhia com sede em San Francisco que tem usuários em mais de 450 cidades no mundo todo. De fato, o sucesso do site é tamanho que a própria eBay decidiu adquirir 25% da concorrente em 2004.

A aposta da eBay representa outra ameaça para o mercado dos classificados da imprensa tradicional, que já sofreu consideravelmente com o avanço de Craigslist. A eBay não pretende fazer nenhuma grande campanha de publicidade para lançar o site. A estratégia será desviar parte do tráfego em sites como o Yahoo! e o Google, acrescentou.

Postado por Guilherme Neves