reprodução/clicRBS
A Apple lançou nesta segunda-feira uma versão de seu browser Safari 3 para o Windows. Até hoje, o navegador só rodava em computadores com os sistemas operacionais da Apple. O download do programa, ainda em versão beta, pode ser feito a partir desse endereço. De acordo com a empresa, o Safari é duas vezes mais rápido que os outros navegadores. O Safari pode rodar tanto no Windows XP como no Vista.

A notícia da Apple pode esquentar a guerra dos browsers, um pouco mais agitada depois que a Mozilla lançou o Firefox. De acordo com os números de maio do site TheCounter.com, o programa mais usado em navegação ainda é o Internet Explorer 6, da Microsoft, com 56% das visitações. O Explorer 7, mais recente, vem depois, com 15%. O Firefox aparece com 12%. O Netscape, com 11%, está na quarta colocação. O Safari vem somente em o quinto, com 3%. É provável que o navegador de Steve Jobs continue ainda por um tempo com uma pequena fatia do mercado, pois muitos sites ainda não funcionam nele.

Rumo a uma maior participação no mercado, a Apple vem lentamente lançando seus programas para a plataforma Windows. Por enquanto, somente o software de gerenciamento de MP3 iTunes, muito popularizado a partir das vendas do iPod, e o Safari funcionam no sistema operacional da empresa de Bill Gates.

Postado por Cleber