reprodução/clicRBS
A Microsoft lançou nesta sexta-feira o Popfly, um site que facilita a criação de mashups, mesmo para aqueles que entendem pouco de programação. Mashups, para quem não sabe, são sites com aplicativos que agregam informações de outras páginas. O resultado é um híbrido que pode reunir as fotos do Flickr, por exemplo, com os mapas do Google. O loc.alize.us faz exatamente isso. Mas essa é só uma maneira de mixar os dados. Com o Popfly você poderá testar muitas outras misturas.

Além de permitir a criação de mashups, o Popfly ainda oferece ao usuário a oportunidade de construir páginas e widgets (aqueles miniaplicativos que recheiam as barras laterais da maioria dos blogs por aí). As criações ainda poderão ser compartilhadas entre os usuários do site por meio de uma ferramenta de comunidade.

Um vídeo disponível no site (com áudio em inglês) mostra como é a interface para a criação das mashups. O usuário arrasta e solta os sites que deseja %22mixar%22 e liga-os com o mouse. À primeira vista, a criação parece ser extremamente fácil e intuitiva, além de divertida.

O ponto negativo é que o Popfly ainda está em fase privada de testes, como todo o lançamento que se preze. Isso significa que novas contas não estão disponíveis para todo o mundo. A solução é ficar ligado em blogs populares sobre web e tecnologia (sempre os primeiros a testar as novidades) para mendigar um convite.

Technorati tags: , , ,

Postado por Cleber