Ano Novo já passou, Carnaval está chegando e, depois dele, o ano acadêmico bate à porta. A gente sabe que não é fácil conciliar a correria do dia a dia com a rotina de aulas, mas acredite: é possível tornar 2024 o seu ano mais produtivo nos estudos. Quer saber como? Vem comigo! 

1) Substitua as metas genéricas por objetivos bem definidos

Vai por mim: não adianta colocar no papel metas vagas. Escrever “beber mais água” ou “ler 10 livros por ano” não fará com que você consiga, de fato, colocar isso em prática. É preciso criar uma estratégia. Defina, por exemplo: beber três garrafinhas de água por dia. Se você precisa escrever o seu TCC, trace objetivos concretos: escrever três páginas por dia. Dessa forma, saberá que independente do que aconteça, não pode ir dormir sem escrever as suas três páginas diárias. Como diz o ditado: de grão em grão, a galinha enche o papo!

2) Facilite a sua rotina

Faça com que o seu “Eu” do passado auxilie o seu “Eu” do futuro. Você deve estar pensando: “Como assim, Rafa?!”. Vou explicar! Suponhamos que tu és uma pessoa mais noturna do que matutina, ou seja, é mais produtiva à noite do que de dia. Isso pode ser ruim, afinal, a vida normalmente acontece de dia, né? No entanto, com inteligência, você pode usar isso a seu favor: à noite, deixe tudo organizado para o dia seguinte. Desde a roupa que irá vestir até a comida que levará para almoçar. Sabe quando a gente é criança e a mãe deixa tudo preparadinho para o dia seguinte? Faça o mesmo na vida adulta! Dessa forma, além de evitar correria na hora de acordar, você também estará menos estressada e ansiosa para começar o dia. Mais saúde mental, mais produtividade. Sacou?

3) Planeje o seu dia

Atire a primeira pedra quem nunca gastou um rim em um planner anual que acabou ficando guardando na gaveta do escritório. Garanto que tu já, eu também e tá tudo certo. A verdade é que uma rotina organizada não depende de “fru-frus”. Use o bloco de notas do celular mesmo e planeje o seu dia. Faça um checklist das tarefas diárias, das prioridades e urgências até as atividades mais simples. Dê os checks ao longo do dia (ajuda a motivar) e permita-se descansar quando estiver tudo finalizado.

24699b839750a07c5bdf260fe70bff57

Reprodução / Pinterest

Dica bônus

Você não tem superpoderes. Isso significa que não deve se exigir como se fosse um robô, mas precisa implementar hábitos que lhe ajudem a cumprir as demandas necessárias. O cérebro humano gosta de economizar energia. É natural, biológico, primitivo. Logo, as suas atitudes que vão determinar se a sua mente será a sua maior inimiga ou melhor aliada. Pense nisso!

Frase da semana

“I’m not interested in whether the glass is half empty or half full. I’m interested in figuring out how to fill the glass.”

(Donald Kaberuka: The cautious optimist)

“Eu não me interesso se o copo está meio cheio ou meio vazio. Eu estou interessado em descobrir como encher o copo.”

Leia também: ATL EDUCAÇÃO: 03 APLICATIVOS MUITO ÚTEIS PARA FACILITAR A VIDA DO ESTUDANTE.