Atenção, aviso de gatilho: essa matéria pode lhe deixar extremamente nostálgica ou, ainda, sentindo que a terceira idade está batendo à porta. 😅 Brincadeiras à parte, acredite: os discos abaixo já completaram 10 anos de existência. Vem recordar!

1. Taylor Swift – 1989

Em 27 de outubro de 2023, nove anos após o lançamento da primeira versão de “1989”, a nossa loirinha lançou a “Taylor’s Version” do seu quinto álbum de estúdio. A regravação inclui 21 faixas, sendo cinco inéditas. “Blank Space” e “Shake It Off” são alguns dos hits que fazem parte do disco.

2. Lana Del Rey – Ultraviolence

Com sucessos como “West Coast”, “Shades of Cool” e “Brooklyn Baby”,  “Ultraviolence” foi produzido pelo vocalista do The Black Keys, Dan Auerbach, e estreou no topo das paradas musicais de 15 países.

3. Ed Sheeran – X

“X” faz parte de uma série de álbuns de Ed Sheeran nomeados com símbolos matemáticos. Hits como “Thinking out Loud” e “Photograph” integram o disco.

4. Pharrell Williams – G I R L

“G I R L” conta com participações de Justin Timberlake e Alicia Keys nas faixas “Brand New” e “Know Who You Are”, respectivamente. Hans ZimmerKelly OsbourneTimbalandMiley CyrusDaft Punk e JoJo são alguns dos outros artistas que colaboraram com arranjos, vocais de apoio e até mesmo beatbox. “Happy”, que ficou famosa com o lançamento de “Meu Malvado Favorito 2” (2013), é a música mais famosa do álbum.

5. Beck – Morning Phase

Beck ultrapassou o sucesso de Ed Sheeran e Pharrell Williams e garantiu um Grammy em 2015, na categoria “Álbum do Ano”, com “Morning Phase”.

6. Michael Jackson – XSCAPE

“XSCAPE” é o segundo álbum póstumo de Michael Jackson. Músicas gravadas pela primeira vez nas décadas de 1980 e 1990, por exemplo, ganharam espaço no disco com a produção executiva de L.A. Reid e ajuda de John McClain, responsável pelo patrimônio de Jackson.

7. Foo Fighters – Sonic Highways

“Sonic Highways” deu vida ao documentário homônimo que acompanha a gravação do oitavo disco de estúdio do Foo Fighters. As oito faixas foram gravadas em oito estúdios diferentes de oito cidades dos Estados Unidos: Austin, Chicago, Los Angeles, Nashville, Nova Orleans, Nova York, Seattle e Washington, DC.

8. Pink Floyd – The Endless River

“The Endless River” é o último álbum do Pink Floyd e, assim como os dois anteriores, não tem participação de Roger Waters.

9. St. Vincent – St. Vincent

St. Vincent levou o Grammy de “Melhor Álbum de Música Alternativa” pelo disco homônimo. A artista foi a segunda artista solo feminina que venceu na categoria, sendo que o prêmio foi estreado por Sinéad O’Connor em 1991, com “I Do Not Want What I Haven’t Got” (1990).

10. Foster The People – Supermodel

“Supermodel” é o segundo álbum de estúdio do Foster The People. O disco foi produzido ao longo de 2012 e 2013, a partir de viagens que Foster e Paul Epworth fizeram entre Índia e Marrocos.

De toda lista, qual álbum te deixa mais nostálgica? Conta pra gente em @rede_atlantida 😉

Leia também: PLANETA ATLÂNTIDA 2024: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM HORÁRIOS DOS SHOWS.