Hoje nós viemos falar de um assunto que preocupa todo o jovem que está prestes a sair da de baixo das asas dos pais: dinheiro. A gente sabe que nos dias de hoje, investir está cada vez mais simplificado, mas você precisa se antenar em umas dicas básicas que a Atlântida vai te dar.

Se você é investidor de primeira viagem, vem com a gente que esse post é pra ti. Vamos te dar os primeiros passos para começar a investir o seu dinheiro de forma fácil e segura. Vambora?

1- Controle os seus gastos e comece a poupar
Para começar a investir, você precisa ter um controle maior sobre os seus gastos, o que é ensinado na educação financeira. Se você que mesmo investir, está na hora de colocar as contas na ponta do lápis para administrar melhor as despesas.

2- Comece com investimentos baixos
Você sabe que hoje é possível começar a investir com apenas R$1?! Você ainda pode investir sem sair de casa de forma prática e rápida. Mas claro, sempre com um banco seguro.

3- Defina seus objetivos
Nem todo investimento é igual ao outro e pra você que está começando, o ideal é que defina seus objetivos como investidor. Por exemplo, se o seu plano for a curto prazo, é necessário um investimento que permita resgate rápido. Já se você for pensar neste investimento para o futuro, a alternativa de longo prazo parece fazer mais sentido.

4- Conheça os principais investimentos para iniciantes
Como já havíamos dito, nenhum investimento é igual ao outro. Hoje, o mercado te oferece diversas alternativas de baixo e alto risco. As mais comuns são a de renda fixa e renda variável. Essa escolha não deve ser aleatória e deve ser decidida após conhecer e estudar as duas possibilidades.

5- Seja paciente
Os lucros não vão aparecer da noite pro dia. Então você deve ser paciente e disciplinado para que não retire seu dinheiro do investimento. Priorize sempre os seus objetivos que você vai longe!

E aí, gostou das dicas? Então já começa a colocá-las em prática.