Muito se tem falado do tal do “metaverso”. Mas afinal, o que é isso? Hoje a Atlântida veio te servir CULTURA E INFORMAÇÃO! Bora descobrir?

Primeiramente, o conceito de metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.

A ideia representa a possibilidade de uma realidade paralela – ficcional ou não – que as pessoas poderão acessar usando óculos especiais e outros equipamentos, para que possam ter essa experiência de imersão. Teoricamente falando, o metaverso não é algo real, mas a intenção é passar a sensação de realidade. A partir desse conceito de imersão, surgiram os metaversos no mundo game.vr

Mas esse conceito não é tão novo assim. Lá em 2003, foi criado o jogo “Second Life”, que já propunha um ambiente virtual com a possibilidade de interações sociais no universo on-line. Basicamente, foi nos jogos que o metaverso se fortaleceu.

Mas é óbvio que a internet e a evolução da tecnologia têm muita influência nisso. O grau do metaverso dos jogos varia pelo nível de imersão e também pela capacidade de transmitir um realismo para a pessoa. Quando não se tem uma boa tecnologia, acaba limitando essa capacidade. Por isso que hoje, o conceito está um pouco longe de ser instalado totalmente (o que veremos mais pra frente).

Já no mundo real, recentemente empresas como o Facebook, que agora se chama Meta, declarou que o foco da companhia passaria a estar no mercado de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (VA). Na prática, ao colocar os óculos de realidade virtual somado aos equipamentos sensoriais, será possível entrar um mundo virtual online, seja fictício como um jogo, ou não.

As empresas e entusiastas que estão estudando e investindo nesse conceito de realidade, defendem o metaverso por afirmar que todos poderiam interagir como em reuniões de trabalho e shows, tudo isso sem sair de casa (como se popularizou na pandemia).

Contudo, esse tipo de realidade ainda se encontra num futuro próximo, mas distante. Para que todo mundo tivesse acesso aos equipamentos que levassem a essa experiência, eles precisariam se tornar muito mais acessíveis à população em geral, junto com o desenvolvimento da tecnologia.

Não se sabe exatamente como o metaverso funcionaria. O que se sabe é que todos os usuários teriam seus profiles/avatares e por ali, poderiam trabalhar, estudar, ir às compras, fazer amigos, ir ao cinema e até viajar. Mas claro, tudo de maneira virtual. Incluso nisso, a ideia é que o metaverso também tenha sua própria economia, como as criptomoedas. Os usuários poderão comprar, vender e negociar imóveis digitais, itens diversos, acessórios para o avatar e muito mais.

E agora que você entendeu o conceito de metaverso, será que se acostumaria com a ideia de viver a vida no digital?