Há quem goste e também quem não goste dos filmes musicais. Essa onda começou a se espalhar muito antes do clássico High School Music, super popular entre o público jovem. A primeira produção musical “’O Cantor de Jazz” surgiu em 1927, e assim, posteriormente foram vindo clássicos do cinema como “Singing In The Rain”, considerado o melhor musical de todos os tempos.
singing in the rain

Mas antes de tudo, vamos explicar brevemente o que é um filme musical. Como vocês já devem ter visto no exemplo do HSM, um filme musical é exatamente isso: música! A narrativa se apoia em uma sequência de músicas coreografadas literalmente em qualquer momento do filme.

E pra quem gosta do gênero, aqui vão 5 dicas de filmes musicais para você maratonar e cantar nesse fim de semana. Vem com a gente!

1- Nasce Uma Estrela (2018)

Uma readaptação da obra original de 1976, Nasce Uma Estrela é um romance musical que vai te deixar preso na tela. O filme conta a história de Jackson Maine, um cantor consagrado, e Ally, uma cantora insegura que ganha a vida trabalhando em um bar. Ambos procuram conciliar o romance com a carreira em uma história emocionante. Com 8 indicações ao Oscar de 2019, o filme levou para casa o Oscar de melhor canção original por Shallow.

2- La La Land – Cantando Estações (2016)

Todo mundo já deve ter ouvido falar do novo clássico do cinema musical “La La Land”. O musical é baseado no romance de Mia e o pianista Sebastian, que tentam conciliar relacionamento e carreira em um musical. O filme é uma obra de arte aclamada pela crítica e pelo público, tendo recebido 14 indicações ao Oscar e 7 indicações ao globo de ouro.

3- Força pra Viver (2014)

Se você não está preparado para chorar, então pegue os lencinhos, pois não tem volta! O drama conta a história de um pai que, após a morte de seu filho adolescente, se encontra perdido e sem saber o que fazer. Ele então encontra uma série de letras de músicas compostas por seu filho e decide montar uma banda para tocar as canções.

4- God Help the Girl (2014)

Musical fofo? Temos! A história desse filme gira em torno de Eve, que foi internada em um hospital para cuidar de problemas emocionais e James, um músico com seus próprios objetivos e problemas. Eve começa a escrever canções como uma forma de se sentir melhor. A composição de músicas se torna mais que um modo de espairecer e ela vai para a cidade, onde conhece James Cassie. O que se segue é uma história de renascimento durante um longo sonho de verão.

5- Burlesque (2010)

Pra quem pensou que Christina Aguilera só cantava, pensou errado! A artista está presente no musical Burlesque e interpreta a jovem Ali, uma garota que tem uma voz incrível e abandona sua cidade pequena para seguir o seu sonho musical na grande Los Angeles. Após chegar em LA, ela consegue um emprego como garçonete em um teatro majestoso que abriga um espetáculo musical burlesco comandado por Tess, a proprietária. Ali promete se apresentar um dia e, com o auxílio de um experiente gerente de palco, ela finalmente sobe ao palco, ajudando a restaurar a antiga glória do local.

 

Já escolheu qual musical você vai cantar? Pega o microfone que já vai começar <3