Uma onda de hubs de inovação tem se espalhado por aí em grande velocidade, mas afinal, que raios significa isso, e por que se multiplicam tanto?

Hub de inovação é um espaço direcionado para jovens empreendedores criarem serviços ou produtos diferenciados e transformadores e se conectarem. Esses jovens se focam em startups de modelos de negócios inovadores e reproduzíveis.

sucesso cliente3

Pra tu entender melhor, aí vão dois exemplos clássicos de startups revolucionárias que mudaram a forma da galera consumir serviços tradicionais: Ifood e Airbnb.

A Brasileira Ifood mudou totalmente a maneira como pedimos comida em casa, né? O cliente tem uma variedade enorme de cardápios de restaurantes na palma da mão, e concentra tudo o que precisa em matéria de comida em um único aplicativo. Já a norte-americana Airbnb é uma plataforma de economia compartilhada, onde os usuários podem hospedar turistas do mundo inteiro em casas e apartamentos particulares.

Sacou a relação entre essas duas empresas? A transformação digital aponta que o cliente é o centro de tudo, e que existem cada vez mais necessidades a serem supridas de maneiras criativas e objetivas.

pessoa (11)

O Hub de inovação é como um shopping voltado exatamente pra isso, que reúne várias pequenas empresas de base tecnológicas com alto potencial de crescimento, além de grandes empresas com potencial de investidores. A presença física e reunida de toda essa galera cria uma rede, onde um ajuda o outro, acrescenta em algo, divulga, faz parcerias e negócios.

E pensando nisso tudo, e em toda essa movimentação jovem no empreendedorismo, o Banrisul lançou o BanriHub, promovendo a inovação entre startups, aceleradoras, universidades, centros de pesquisas e parceiros na prática. O programa é conduzido pelo Banrisul e tem a consultoria do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), que é um dos maiores da América Latina.

tá engenheiro

Sensacional, né? São infinitas possibilidades reunidas em um só lugar, e com o escopo de instituições gigantes, pensando sempre no sucesso.

Este conteúdo, e a nossa casa, é um oferecimento do Banrisul e da PUCRS. <3