Cada vez mais deixamos de utilizar as cédulas como meios de pagamento e fazemos uso dos meios digitais. A nova solução desenvolvida pelo Banco Central surgiu para modernizar a forma como as pessoas e empresas realizam movimentações financeiras, mas tu já sabe como ela funciona?

De acordo com o professor do curso de Economia da Escola de Negócios da PUCRS, Inácio Recena, essa revolução tecnológica não deixou de lado o mercado financeiro, e o PIX traz, como benefícios, a rapidez nas transações, a praticidade e simplicidade.

Para a utilização do novo meio, é necessário apenas um dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensando o uso de cartão, folha de cheque e maquininhas. O processo é simples: basta acessar o aplicativo da instituição financeira onde tu tem conta e clicar na opção de pagamento instantâneo. Depois disso, selecione uma “chave”, que poderá ser o número de celular, CPF, CNPJ, e-mail ou um QR Code. Após essa seleção, tu insere o valor a ser pago ou recebido e confirmar os dados do recebedor ou pagador.

Mas o professor alerta: “Sempre acesse o PIX através da sua conta na instituição financeira, para não cair em golpes”.

 

E tem notícia boa pra quem é cliente Banrisul!

Para correntistas do banco, o Pix tem isenção total de tarifa, e já é possível fazer transferências e pagamentos pelo PIX, através do aplicativo Banrisul Digital.

A isenção beneficia quem cadastrar suas chaves até o dia 31 de dezembro de 2020 e essa condição especial é válida até o dia 17 de fevereiro de 2021.

Como destaca Rafael Pierozan, gerente executivo da gerência de pagamentos instantâneos, após esse período, as pessoas físicas e os empreendedores individuais permanecem isentos de tarifa, desde que não recebam mais de 30 transações no mês por conta corrente, o que caracteriza uso comercial.

Para acessar o PIX:

O cadastro pode ser feito no app Banrisul Digital (Minha Conta ou Afinidade), com o login da conta, acessar o menu Pix > Minhas Chaves > Cadastrar Chave; no Home Banking, após o acesso à conta com cartão, menu Serviços > Cadastro de chaves Pix; e no Office Banking desktop, após realizar o login na conta, menu Serviços > Cadastro de chaves Pix (funcionalidade disponível apenas para operador master ou master pleno).

 

Inicialmente, o Pix no Banrisul está disponível para fazer pagamentos ou transferências nos canais Minha Conta e Afinidade pelo aplicativo. Para isso, é preciso efetuar o login na conta e acessar o menu Pix > Pagar com Pix. O limite diário para transações pelo Pix é de, no máximo, R$ 5 mil. O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central está disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive nos feriados.

Este conteúdo e a nossa casa é um oferecimento do Banrisul e da PUCRS <3