No dia 27 de agosto, o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS) promoveu uma videoconferência sobre as transformações tecnológicas que ocorrem no mercado de trabalho da Engenharia. Com apoio da Escola Politécnica da PUCRS e da ATL House, o evento marcou os 78 anos do sindicato e abordou o papel dos novos engenheiros em um cenário de processos de produção cada vez mais automatizados.

A live contou com a mediação do apresentador da Rádio Atlântida Magro Lima e com a participação dos especialistas convidados: Patrícia Abdalla, engenheira mecânica e escritora, e Sérgio Bampi, engenheiro eletrônico, professor da UFRGS e pesquisador na área de Nano-Design e Arquitetura de Computadores. Também esteve presente Cezar Henrique Ferreira, diretor administrativo do SENGE-RS.

Assista à live no canal do YouTube do SENGE-RS.

Segundo Ferreira, a iniciativa nasceu da preocupação do sindicato com o futuro da profissão. Afinal, jovens engenheiros e engenheiras estão entrando em um mercado que passará por transformações importantes nos próximos 10 anos, como vínculos empregatícios mais curtos e desaparecimento de muitos empregos:

— Este debate não pode ficar para depois, pois, a cada semestre, mais e mais engenheiros chegam ao mercado de trabalho. A tecnologia muda do dia para a noite e as relações de trabalho estão sofrendo constantes alterações. Assim, os sindicatos e universidades precisam aprender a agir neste novo cenário — alertou.

Os alunos da PUCRS marcaram presença na live e participaram com perguntas ao final das explanações. Foram 388 inscritos no evento e pelo menos 295 pessoas assistindo às palestras simultaneamente, em tempo real.

A partir das questões dos estudantes, discutiu-se temas como os ganhos de produtividade gerados pelas novas tecnologias, as aplicações da Inteligência Artificial em diferentes setores da engenharia, até os desafios encontrados por mulheres engenheiras em seguir carreiras técnicas.

Através da Live com a PUCRS, o Sindicato dos Engenheiros busca apoiar os estudantes de engenharia na preparação para o mercado de trabalho. Para ficar por dentro de todos os assuntos tratados pelos palestrantes, assista a videoconferência completa no canal do SENGE-RS no YouTube.

Para acompanhar as demais iniciativas do sindicato, como cursos e eventos, acesse o site.
Siga o SENGE-RS também nas redes sociais, no
Facebook e no Instagram.