IMG-20160415-WA0011

Hoje, 16 de abril, é o Dia mundial da Voz. Mais do que uma ferramenta da comunicação humana, a voz é identidade, socialização, conquista, característica e  muito mais. Preservá-la, portanto, é fundamental. Pensando nisso, convidei as fonoaudiólogas da Clínica PróAudi para participar de um ATL Talk Show.

Confira dicas para manter sua voz saudável.
By Raquel Petry, Andressa Petrolli, Sabrine Miranda e Morgana Gai.

01 – Invista na maçã
A fruta tem ação adstringente, ou seja, “limpa” a garganta, trazendo alívio e bem-estar. A mastigação dessa fruta é excelente exercício para a musculatura facial melhorando a articu-lação das palavras.

02 – Tome líquido em temperatura ambiente
A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, um copo de água a cada duas horas ou pequenos goles durante a exposição vocal. “Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada”. Se sua garganta for sensível ou já estiver irritada, também é interessante evitar líquidos muito gelados.
03 – Preste atenção na sua respiração
Respirar pelo nariz é sempre mais saudável. Problemas respiratórios – a maioria de fun-do alérgico – nos levam a respirar pela boca. Com isso, a garganta fica mais ressecada e faze-mos um esforço maior para falar e respirar.

04 – Evite pigarros!
“Ao efetuar muitos pigarros com o objetivo de melhorar a secreção presente nas pregas vocais, o efeito é exatamente contrário. Por isso, para compensar a necessidade de tossir ou pigarrear forte, tente beber água ou deglutir algumas vezes.”

5 – Evite o cigarro
Ele é um dos maiores vilões da voz – e da laringe!
“Causa irritação e pode provocar laringite. Com o tempo, a voz engrossa e perde a po-tência”. A nicotina, associada ao calor da fumaça, resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar. E as consequências não ficam por aí: estudos comprovam que a incidência de câncer de laringe é maior em fumantes.

6 – Fique atento com a ROUQUIDÃO
A rouquidão é um sintoma bastante comum nos problemas de voz, além de atrapalhar a transmissão da mensagem falada. Quando você estiver com uma rouquidão por mais de 15 dias, procure um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo.