Uma adolescente australiana que virou celebridade graças ao Instagram, resolveu mudar de lado de uma hora para outra, e acabou virando protagonista de uma campanha contra o “lado negro” das redes sociais.

Essena

Com mais de 750 mil seguidores, Essena O’Neill, de 18 anos, ficou famosa e transformou em ganha pão suas fotos postadas no Instagram. Porém, agora a menina diz que se sente “vazia” e “viciada em curtidas”, e que deseja mudar de vida. A australiana postou um vídeo de 17 minutos onde promete lutar contra o que classifica como “ideais insalubres” das mídias.

Ela apagou mais de duas mil fotos de seu perfil, argumentando que as  imagens não serviam para propósito algum além da autopromoção. A australiana também cancelou uma série de contas em redes sociais.

– Não quero ajudar sites que ganham bilhões com propagandas de produtos com os quais não concordo. Passei horas admirando garotas perfeitas online, desejando um dia ser como elas. Mesmo quando isso aconteceu, eu não consegui ficar feliz ou em paz comigo mesma, disse Essena.

Algumas fotos que não foram deletadas, tiveram suas legendas editadas.

– Não há nada zen em tentar parecer ser zen, tirar uma foto em que você tenta ser zen só para provar no Instagram que você é zen, escreveu ela em uma das fotos, onde aparecia na praia em uma pose de ioga.

O'Neill editou as legendas de fotos para criticar seu próprio comportamento (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo a adolescente, isso é uma forma de expor manipulações, trivialidades e inseguranças.

– Fui consumida pelo mundo da mídia social, que não é real, e sim baseado em aprovação social e em julgamentos superficiais, afirmou.

A adolescente pediu, de forma irônica, que selfie fosse 'curtida' (Foto: Reprodução/Instagram)

No Instagram, seus seguidores parecem ter apoiado as mudanças de O’Neill. Usuários elogiaram a coragem das confissões da menina e seu engajamento contra os efeitos colaterais do excesso de exposição online.