raul cover

Hoje, dia 28 de junho, comemora-se o aniversário de um brasileiro porreta, um cara maluco. Mas era um maluco inteligente, de boa, um maluco beleza!

raul

Considerado por muitos um dos pioneiros do rock brasileiro, o baiano Raul Seixas, ícone de uma geração e um dos caras mais geniais que a música popular brasileira já teve, se vivo, hoje estaria completando 70 anos de idade.

“Eu tinha 9 anos e morava perto do consulado americano. Andava muito com o pessoal de lá e foram eles que me apresentaram Little Richard, o primeiro que fez minha cabeça, Howlin’ Wolf, Bo Diddley, Chuck Berry… Aos 10 anos já tocava nos Relâmpagos do Rock. Tínhamos um amplificador que era um rádio de válvula adaptado pelo meu pai. Isso em 1954, 55, ninguém sabia o que era rock. Eu tocava e me atirava no chão, imitando o Little Richard, como via nos filmes americanos. E sempre notava que as primeiras filas ficavam vazias. É que as mães pensavam que eu era epiléptico.”

Famoso por suas composições geniais e malucas, Rauzito revolucionou a música popular brasileira com suas metáforas, numa época onde a censura falava alto no nosso país, mas que, com maestria, se comunicava de forma direta com o povo, num verdadeiro “papo reto poético maluco”.

raull

Na manhã do dia 21 de agosto de 1989, com 44 anos, Raul Seixas foi encontrado morto sobre a cama , por volta das oito horas da manhã em seu apartamento em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante.

raul 1

Pra deixar o seu domingão ainda melhor, bora acender uma velinha pro cara e curtir alguns de seus sensacionais clássicos:

“O sonho do careta é a realidade do maluco!” Raul Seixas