Há exatos 70 anos nascia em Saint Ann, no interior da Jamaica, aquele que seria lembrado como um dos maiores nomes do reggae de todos os tempos. Robert Nesta Marley, ou mundialmente conhecido como Bob Marley, conquistou milhares de fãs com sua voz singular e talento marcante.

Listamos algumas curiosidades que você talvez não saiba sobre esta personalidade.

1 – Bob era filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco inglês, e de uma jovem negra, Cedella Booker. Após o nascimento de Bob, Norval abandonou a esposa e o filho.

bob-marley-em-setembro-de-1976-na-foto-do-arquivo-da-island-records-1304983229507_1024x768

2 – O avô de Bob, Omeriah, foi quem o criou durante a infância. Foi ele também quem ensinou a magia ao neto. Ainda criança, o artista ganhava trocados lendo as mãos das pessoas e fazendo adivinhações.

3 – Bob trabalhou em uma funilaria quando jovem. Certo dia, uma fagulha de solda queimou seu olho fazendo com que ele largasse o emprego e passasse a se dedicar à música.

celebrities-appealing-bob-marley-dread-fly-wallpaper-2013-2v8q61rjqvkxku2bly524g

4 – Aos 21 anos casou-se com Alpharita Anderson, na época integrante do grupo Soulettes e que passou a ser chamada de Rita Marley. Bob ficou casado com ela até sua morte.

Bob-Marley-and-wife-Rita-Anderson-on-their-wedding-day-in-1966_vs2

5 – O pai do reggae tem um número indefinido de filhos, porém apenas 11 seriam reconhecidos. Aliás, Marley enfrentou mais de 100 processos de paternidade, mas apenas sete foram confirmados e participaram da divisão da herança do cantor.

6 – “Simmer Down” foi o primeiro single de Bob & The Wailers e esta foi a canção mais tocada na Jamaica em 1963. Vale citar que o cantor fazia sua banda ensaiar exaustivamente por horas.

thewailers

7 – O cantor esteve apenas uma vez no Brasil. Na ocasião, não trouxe um cozinheiro para preparar a comida I-tal, aprovada pelos seguidores da religião Rastafari. Desta forma, Bob, Junior e Jacob beberam apenas sucos de frutas, chegando a ingerir 15 copos da bebida cada um.

historicas_nacionais_15

8 – Bob percebeu uma singela ferida no dedão do pé direito e acreditou se tratar de uma lesão de uma das partidas de futebol que havia disputado. Ele gostava do esporte e era um jogador de nível profissional.

9 – A ferida não cicatrizou e o cantor foi diagnosticado com um tipo de câncer de pele. O artista se recusou a amputar o dedo e a doença se espalhou para o estômago, pulmão e cérebro.

3c875926c14f1a4df733ddae11ff02f6

10 – Mais de 40 mil pessoas acompanharam o velório de Marley na Arena Nacional da Jamaica e o corpo do artista foi enterrado em Nine Miles, perto de sua cidade natal. Ele tinha apenas 36 anos de idade. A guitarra de Bob, uma bola de futebol, um pote com maconha, um sino e uma Bíblia foram enterrados junto com o corpo do artista.

enchanting-bob-marley-2013-wallpaper-wallpaper-background-2uvxgceqpqsdyv3f1qp7gg