Um dos ícones do humor mundial nas décadas de 80 e 90, morreu ontem, aos 85 anos! Muita gente ainda se emociona com os episódios (exibidos pelo SBT) de Chaves e Chapolin Colorado.

Chaves-e-Chapolin-21

chaaves

Abaixo 5 coisas que talvez você não sabia sobre Roberto Bolaños, o criador de Chaves, Chapolin ou ‘El Chavo Del Ocho‘ – nome original do programa na rede mexicana Televisa.

1 – As letras C e H que aparecem em seus personagens foi, inicialmente, uma casualidade. CHaves, CHapolin e, posteriormente, Doutor CHapatín.

todos chaves2 – Seo Madruga (Don Ramón) – Quando morreu Ramón Valdés, a ‘Bruxa do 71‘, a atriz Angelines Fernándes ficou durante duas horas, de pé, ao lado do caixão repetindo a expressão “Mi rorro” como carinhosamente se tratavam durante as gravações.

seo maduga3 – Se chama originalmente ‘Chavo Del Ocho‘ – porque em 1971 o programa era exibido pelo canal 8 no México. Quando mudaram para outro canal não abandonaram o nome e várias desculpas foram inventadas para justificar-lo, inclusive dizer que Chaves morava no apartamento 8.

turma4 – Revelou-se em um programa de televisão (Hoy) que havia um senhor enfermo que não falava e não se movia, deitado em uma cama. A televisão estava ligada sempre quando Chapolin aparecia. Os médicos não tinham muita explicação para o estado vegetativo do senhor. Um dia Roberto Bolaños recebeu uma carta (dos familiares) contando que ao ver o programa o homem gritou “Chapolin!” e começou a rir, impressionando à todos.

000243239W5 – Pelé e Chaves – O Rei do Futebol ligou para Roberto Bolaños ao ver o sucesso do personagem no Brasil e queria saber como podia ajudar a criar um filme para o Chaves. Bolaños agradeceu e nunca quis um filme de Chaves e sua turma.

pel