O debate a respeito da legalização ou não do aborto sempre gera polêmica, e por isso é evitado por muitos. Mas, alguns famosos resolveram quebrar o silêncio, sair de cima do muro mesmo, e se posicionar sobre o assunto, que, segundo eles, precisa deixar de ser um tabu.

9abe8e91a4a8392ff9792006cacaa101ab0f1764

Leandra Leal, Gregório Duvivier, e Alessandra Negrini estão no time dos que resolveram se posicionar a favor da descriminalização do ato na campanha #precisamosfalarsobreaborto lançada esse mês pela revista TPM.

tpm_148_capas_002

Outros famosos como Ana Cañas, Barbara Paz, Clarice Falcão, Luíza Possi, Tiê, Tulipa Ruiz, Walter Salles, Marília Gabriela e Nando Reis também assinaram o manifesto em defesa do debate do assunto na agenda política e social do país.

tpm_148_capas_00

Quando se fala em aborto, temos posições bem definidas. De um lado os que lutam por sua proibição defendendo a ideia de que o feto é uma pessoa com os mesmos direitos dos outros cidadãos, entre eles o direito à vida. Do outro, o movimento pró-escolha e a defesa do direito das mulheres decidirem o que é melhor para si.

No Brasil a lei criminaliza o aborto. Uma gestante que realiza o procedimento pode ser punida com um a três anos de prisão, já que a interrupção da gravidez só é permitida em casos de estupro, de risco à vida da mãe ou se o feto for anencéfalo.

tpm_148_capas_0

O fato é que de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, mais de 1 milhão de abortos ilegais e clandestinos acontecem todo ano no Brasil, e resultam na morte de uma brasileira a cada 2 dias.

E você, o que pensa sobre o assunto? É contra ou a favor do aborto? Nós do Atl Pop gostaríamos de saber sua opinião! E mais, a partir da semana que vem vamos entrevistar artistas, músicos e representantes da sociedade sobre o tema.