never-mind-the-bollock

Há 37 anos, o Sex Pistols lançava “Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols”. O álbum fez história por ser o primeiro e o único da banda, que teve uma carreira meteórica e destruidora. O ano era 1977, e marcou o surgimento de um novo estilo musical na Inglaterra, o Punk Rock

sex-pistols-rechazan-participar-ceremonia-clausura-olimpicos-londres-2012

O estilo, que já estava sendo implantado no underground norte-americano, com bandas como Ramones, Talking Heads e Television, vinha para disseminar o caos pelo Reino Unido. A Inglaterra passava por tempos difíceis, marcados pelo conservadorismo e desigualdades sociais acentuadas, em um período que antecedia a era “thatcherista”. Logo, canções como “God Save The Queen”, chamando a rainha da Inglaterra de fascista, não foram bem recebidas pelos setores mais conservadores da sociedade britânica.

Imagem-ranha-Elizabeth-II-assustada

Nesse cenário de desigualdade, o Sex Pistols representava tudo que uma juventude que não se identificava com o rock pomposo da época buscava: caos. Não é verdade que os integrantes mal sabiam tocar seus instrumentos, porém, ninguém era tecnicamente primoroso, longe disso. Entretanto, a banda foi perfeita dentro de sua proposta, um som caótico, subversivo e barulhento. Um clássico que segue verdadeiro, 37 anos após seu lançamento.