A culpa é das estrelas

Entre os mais vendidos e comentados dos últimos anos, virou filme e mesmo assim, o livro “A Culpa é das Estrelas” desagradou a comissão de pais de uma escola pública americana na cidade californiana de Riverside.

Após a poderosa reclamação da mãe de um aluno da Frank Augustus Miller Middle School, o livro foi proibido, segundo o Hollywood Reporter. Karen Krueger disse que ficou “chocada”: “Eu apenas acho que não é apropriado para crianças de 11, 12 ou 13 anos lerem. É até chocante isso estar em um Ensino Fundamental”, disse.

Sendo assim, o conselho local fez uma votação e o livro foi retirado da biblioteca por esmagadores seis votos à um.

John-Green

Com uma certa pitada de ironia, John Green se pronunciou no tumblr:

“Fiquei feliz e triste com o que aconteceu. Feliz porque, aparentemente, esses jovens de Riverside nunca irão testemunhar a morte, já que elas nunca vão ler meu livro. Por outro lado, também estou triste porque esperava poder introduzir a ideia de que pessoas podem morrer a essas crianças e acabar com suas esperanças de imortalidade.”

Esse não é e não será o único livro banido em escolas e outros locais. Dá uma conferida nos livros que já foram proibidos:

O Dicionário – Banido das bibliotecas da Califórnia por conter palavras de conotação sexual.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll – Proibido na China por atribuir aos animais qualidades humanas, representando-os ao mesmo nível.

Fahrenheit 451, de Ray Bradury – Livro proibido em diversas escolas dos Estados Unidos por blasfêmia, incentivo à violência e ao consumo de drogas.

Tarzan, de Edgar Rice Burroughs – Tarzana, província da Califórina, baniu este livro por Jane e Tarzan morarem juntos sem serem casados.

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley – Proibido em diversas bibliotecas dos EUA por incentivar o sexo promíscuo.

Charlie e a Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl – Livro banido de bibliotecas do Colorado por transmitir uma “filosofia de vida pobre”.

Série Onde Está o Wally, de Martin Hanford – Livro banido por queixas de leituras que afirmavam encontrar nas multidões personagens em situações constrangedoras.

O Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault – Conto popular proibido em diversos estados da América pelo fato de a personagens principal, uma criança, ter a tarefa de levar uma garrafa de vinho à avó.

Crepúsculo, de Stephenie Meyer – Livro proibido em bibliotecas dos EUA por tratar de assuntos sobrenaturais e apelas ao sexo.

Série Harry Potter, de J. K. Rowling – As escolas Católicas baniram estes livros pelas ligações á feitiçaria e bruxaria.

 

Sabe de algum caso como esses aqui no Brasil?