celularwomen

O feminicídio ou o assassinato de uma mulher por ser mulher é, segundo especialistas, o ápice de um ciclo de violência que poderia ser evitado. O Brasil é um dos países que mais mata mulheres por crimes de ódio baseados em gênero. Estima-se que 12 pessoas do sexo feminino sejam mortas diariamente. O criminoso, na maioria dos casos, é alguém próximo à vítima, como um namorado ou marido. Por medo, vergonha e/ou culpa, muitas mulheres deixam de ir à delegacia mais próxima denunciar.  Por isso, selecionamos 5 apps gratuitos que valem a pena conhecer!

#1 SOS Mulher 

Uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Amapá, o aplicativo permite que a mulher registre até cinco contatos de emergência que podem ser ativados através de mensagens automáticas. Outra coisa muito interessante é o espaço dedicado a depoimentos pessoais, que vão desde desabafos sobre casos de assédio até textos empoderadores para vítimas, estimulando que elas sempre denunciem os criminosos. O aplicativo está disponível apenas para iOS.

#2 Salve Maria

O aplicativo é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para que as mulheres consigam enviar de maneira anônima denúncias. De acordo com uma matéria realizada pelo jornal Bom Dia Piauí, o “botão do pânico”, que manda um alerta para a viatura de polícia mais próxima da ocorrência, foi acionado 192 vezes entre março de 2017 e junho de 2018. Violências física e moral foram as mais denunciadas. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

 #3 Me respeita!

“Mais do que um aplicativo, queremos ser um auxílio no combate à violência contra a mulher”. É isso o que informa a biografia do app, que pode ser usada por uma usuária que queira relatar um assédio e/ou cadastrar um contato de emergência por precaução. Para se cadastrar, é preciso colocar um nome e um contato de emergência, que será sempre ativado no caso de necessidade – e se acionado pela usuária, é claro. O aplicativo está disponível para Android.

 #4 Clique 180

Aplicativo Clique 180

O Aplicativo Clique 180 é uma nova opção para que a sociedade busque informações e possa fazer denúncias dos casos de agressão presenciados. O aplicativo já está disponível nas lojas virtuais dos smartphones com sistemas operacionais, iOS e Android. O Clique 180 está também na internet, no endereço www.clique180.org.br, com as mesmas funções e informações.

#5 Mete A Colher

Resultado de imagem para aplicativo mete a colher

O aplicativo bate na tecla de que a violência doméstica é a principal causa de mortes dentro do feminicídio. O Brasil é o quinto país do mundo que mais mata mulheres e, de acordo com um levantamento recente realizado pelo G1, 12 pessoas do sexo feminino são mortas por dia. No app, é possível pedir ajuda e denunciar. Tudo de forma anônima. Uma rede de apoio também está disponível para a usuária que esteja carecendo de ajuda. O aplicativo está disponível para o sistema Android, mas é esperado que ele chegue em breve para iOS.

Resultado de imagem para mulher no celular

Instagram-ATL-Girls