1540304612664171

As mulheres lutam para estabelecer seu lugar na sociedade, e no rock não é diferente! Desde o surgimento do estilo musical pelo final da década de 1940, o gênero é associado a movimentos sociais, protestos e rebeldia. Um início tímido para as mulheres no rock que hoje culmina em um girlpower forte e rompedor de barreiras.

Por anos, as mulheres eram somente adornos no palco, principalmente na era do Glam Rock, na década de 1980. Em bandas como Motley Crue e Kiss, elas eram identificadas como dançarinas e não como integrantes de uma banda. Eram poucas as que se sobressaíam na cena.

Em 2006, com 14 anos de idade, eu começava a buscar minha identidade e o tipo de música que de fato eu curtia. Descobri bandas como Nirvana, Twisted Sisters, Scorpions. Bandas que até hoje admiro. Me lembro como se fosse hoje de assistir ao reality show Rockstar: Supernova, que se propunha a achar um/uma vocalista pra banda recém criada com Jason Newsted (Metallica) no baixo, Gilby Clarke (Gun’s and Roses) na guitarra e o polêmico Tommy Lee (Mötley Crüe) na bateria. Tinha várias candidatas mulheres que eram incríveis! Várias músicas cantadas por elas escuto até hoje. Mas me chamava atenção, na época, o quanto elas eram sexualizadas e subestimadas no palco. Isso que eu nem sabia o que era feminismo ainda… Diversas vezes durante o programa, os integrantes da banda se perguntavam se uma mulher poderia ser a frontwoman de tais músicos… Adivinhem só: um homem foi escolhido como vocalista.

Da mesma época, vozes como de Courtney Love, Ann Wilson, Amy Lee, Dolores O’Riordan, Pitty, Janis Joplin, Hayley Williams e Pink passaram a ser inspiração até os dias de hoje. Numa evolução do meu gosto musical, quis trazer algumas referências minhas de vocalistas de bandas de hard rock, alternative metal e death metal. As frontwoman abaixo são relevantes dentro da cena metálica e, sem elas, o metal moderno não seria o mesmo.

girls-can-rock

Vem entender o porquê Girls Can Rock!

#10 Ashley Costello (New Years Day)

10 Ashley Costello

Ashley nasceu em fevereiro de 1985, na Califórnia. A banda dela foi formada no final de 2004. As músicas falavam sobre experiências de vida e emocionais deles. No final de 2005, os membros decidiram que New Years Day seria o nome oficial da banda. Seu trabalho na banda é super ativo. Ela contribui constantemente na autoria de músicas e tem vários EPs importantes e álbuns de crédito, como Razor, My Dear, Headline & Headstones, Victim to Villain e Epidemic. O álbum Malevolence, de 2015, alcançou o 45º lugar na Billboard 200, tornando-se o maior álbum da banda até o momento.

#9 Doro Pesch (Doro/Warlock)

09 Doro

Doro é apelido da alemã Dorothe Pesch. Ela nasceu em 1964 (54 anos) e, além de cantora, é também compositora e produtora musical. Ela era vocalista da banda de heavy metal Warlock e uma das poucas cantoras de metal reconhecida dos anos 80. A banda sofreu diversas mudanças, o que fez com que o 5º álbum da banda fora lançado somente com o nome de Doro. A partir daí, iniciou a sua carreira solo. Ela é considerada nada mais, nada menos que a Rainha do Metal.

#8 Sharon Janny den Adel (Within Temptation)

08 Sharon Janny den Adel

Sharon Janny den Adel nasceu na cidade holandesa de Waddinxveen e tem 44 anos. Ela chegou a estudar e trabalhar com moda, mas foi na música que se tornou conhecida. Cantora e compositora, Sharon é vocalista da banda de symphonic metal Within Temptation. Ela está está na música desde os seus 14 anos, mas foi em 1996 que fundou a banda, junto com o seu marido Robert Westerholt.

Ao longo da carreira, o Within Temptation já vendeu mais de 1,5 milhões de álbuns por todo o mundo. Até hoje, é uma das maiores bandas internacionais de metal sinfônico.

#7 Tatiana Shmaylyuk (Jinjer)

07 Tatiana Shmaylyuk

Tatiana tem uma história complicada em sua cidade natal, Donetsk, na Ucrânia. Em uma entrevista, ela descreveu como uma sociedade relativamente fechada, marcada pela luta interna em curso e pela recente guerra com a Rússia. Além do ambiente tenso de guerra, foi difícil para ela e para os colegas de bandas crescerem numa cena de metal inexistente no país.

Jinjer é uma banda de metalcore formada em 2009. O estilo da banda acaba incorporando elementos de vários estilos de rock, como o death metal, nu metal e rock progressivo. Além de influência de outros artistas do metal, a banda se inspira também em R&B, soul e hip-hop, como Cypress Hill. A banda Jinjer está na ativa desde 2009 e, desde a sua criação, já lançou três álbuns completos e duas versões estendidas. Tatiana mistura vocais limpos com guturais, e é incrível a habilidade que ela tem!

#6 Simone Simmons (Epica)

05 simone simmons

Simone Johanna Maria Simons é uma cantora e compositora holandesa mais conhecida por ser a vocalista da banda de metal sinfônico Epica. Ela integrou a banda com apenas 17 anos. A partir daí, lançaram sete álbuns de estúdio com o grupo e fizeram diversas tours ao redor do mundo. Em sua carreira de cantora, ela já colaborou com bandas como Angra, Kamelot, Ayreon, Leaves’ Eyes, Primal Fear, Avalon, etc. Simone também possui um blog chamado SmoonStyle, onde ela escreve sobre moda, maquiagem, comida e até experiências que ela tem como membro da Epica.

#5 Cristina Scabbia (Lacuna Coil)

06 Cristina Scabbia

Cristina Adriana Chiara Scabbia é uma cantora e vocalista da banda italiana de gothic metal Lacuna Coil. Ela divide os vocais com o cantor Andrea Ferro. Cristina também é colunista da revista de rock Revolver. Além da voz, ela também é reconhecida pela sua aparência. Mesmo assim, Cristina diz que o melhor elogio que um fã poderia lhe dar seria admirar suas habilidades vocais (you go girl!). Em 2014, a coluna de entretenimento do site Examiner a condecorou como a Rainha do Rock N’ Roll.

No dia internacional da mulher (8 de março) deste ano, Cristina postou em seu perfil no Instagram uma mensagem super empoderada para todas as mulheres. Confira:

Na tradução, fica mais ou menos assim:

Queridas irmãs ao redor do mundo: lembre-se que vocês são ainda mais fortes do que pensam. Vocês são mais bonitas do que você pensam. Vocês são uma força da natureza. Se não, a própria natureza, e vocês são capazes de fazer COISA PRA C@R@LHO! Nunca se coloquem para baixo, amem e apoiem umas as outras… e não apenas no Dia Internacional da Mulher!

#4  Tarja Turunen (Nightwish/Tarja)

04 Tarja Turunen

Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli (41 anos) é uma cantora e compositora finlandesa, conhecida mundialmente como primeira vocalista da banda de symphonic metal Nightwish. Ela começou sua carreira na música quando fundou a banda em 1996. Atualmente ela segue em carreira solo e é uma das melhores cantoras do estilo. Tarja até foi apontada para assumir o posto de Rainha do Metal pela Doro Pesch, quando esta selecionou suas sucessoras. Tarja chegou a colaborar com grandes nomes da música como o compositor alemão vencedor do Oscar, Hans Zimmer, e a banda Scorpions.

Tarja Turunen é a cantora mais popular de seu país, tendo sido eleita A Voz da Finlândia pela presidente Tarja Halonen. Ela também já foi indicada para 6 Emma Awards e pré-nomeada para o Grammy Awards por um trabalho junto com o artista Schiller em 2009.

#3  Floor Jansen (Nightwish/After Forever/Star One/ReVamp)

03 Floor Jansen

Floor Jansen (37 anos) é uma cantora e compositora holandesa e atual vocalista da banda de symphonic metal Nightwish. Floor ingressou na música, em 1997, como vocalista da banda After Forever, que durou até 2009. Então, ela criou o ReVamp e lançou 2 álbuns com a banda até sua extinção em 2016. Em 2012, após a saída da vocalista do Nightwish, Anette Olzon (substituta da Tarja), a banda anunciou Jansen como convidada até o fim da Imaginaerum World Tour. Floor fez no Nightwish o que Anette não conseguiu: fazer os fãs continuarem gostando da banda sem a vocalista Tarja Turunen. Sua habilidade vocal é extensa, o que a permite transitar entre diferentes estilos. Ela foi efetivada oficialmente em 9 de outubro de 2013. Floor Jansen também faz parte do supergrupo de progressive metal Star One.

#2 Alissa White-Gluz (Arch Enemy)

02 Alissa White-Gluz

Alissa White-Gluz (33 anos) é uma cantora e compositora canadense. Em 2014, ela foi convidada pela ex-vocalista, Angela Gossow, da banda sueca de death metal melódico Arch Enemy para assumir os vocais da mesma. Angela se manteve na banda como empresária. Antes disso, Alissa foi uma das fundadoras da banda canadense The Agonist, em 2004. Ela é super reconhecida no universo do metal por ser uma das poucas mulheres que usa o gutural como estilo predominante. É impressionante! Ela já colaborou com Kamelot, Delain, Tarja Turunen e Angra (na música Black Widow’s Web, junto com a Sandy).

Além disso, Alissa é uma forte ativista dos direitos do animais, sendo vegana desde os 13 anos.

#1 Maria Brink (In This Moment)

01 Maria Brink

Maria Brink (40 anos) é uma cantora e vocalista norte-americana. Ela é vocalista da banda de metalcore In This Moment, que não é tão conhecida aqui no Brasil. Ela formou a banda, em 2005, com o guitarrista Chris Howorth. Maria possui habilidade vocal de cantar limpo e gutural. A banda demorou alguns anos para encontrar com sua própria música. No início, traziam vários aspectos comuns do estilo musical que se propunham, até que a gravadora resolveu romper contrato. Isso foi um marco para que a In This Moment renascesse com um som muito mais autoral, mais obscuro e mais teatral. Ela já colaborou com a banda Papa Roach e com diversos outros artistas.

Em entrevista ao site Ask Our Musicians, em 2011, Maria contou que já se negaram ouvi-la cantar simplesmente por ser uma mulher. A cantora contou que um produtor de uma banda que ela foi fazer uma audição não quis nem que ela subisse ao palco pela questão de gênero. Para provar seu valor, Maria foi a uma open jam, onde mostrou seus vocais e do que ela era capaz. O produtor, é claro, se arrependeu do que havia feito.

Como eu adoro um drama, os clipes da banda e a atuação performática da Maria são um espetáculo só. Especialmente ao vivo! É até difícil escolher uma música só pra colocar aqui! <3

Para fechar o círculo das 10 vocalistas no mundo do metal dessa lista, confira a colaboração da Ashley Costello (New Year Day) com a Maria Brink (In This Moment) na música Black Wedding. Originalmente, a faixa é cantada junto com o Rob Halford, vocalista da banda de hard rock Judas Priest.

Curtiu?
Então, me chama no meu Insta pra debatermos mais sobre a lista <3

Beijos,

@carol.sanchess

Instagram-ATL-Girls