ciclo menstrual

Mulher é uma pequena – grande – montanha russa de hormônios, né? A gente sempre tá tomando vários cuidados relacionados ao nosso ciclo menstrual e, por isso, hoje eu vim te contar como lidar com a alimentação em cada fase desse ciclo que é de altos e baixos pra gente! Ficou curiosa? Vem comigo! :]

montanha russa

O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no nosso corpo durante o mês. Esse é um processo que acontece decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona – secretados principalmente nos ovários – Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH) – secretados pela hipófise.

O ciclo se inicia na fase folicular que vai do 1º dia da menstruação até o dia da ovulação, o que dura de 5 a 14 dias em média. Na primeira metade dessa fase, o hormônio estrogênio está baixo, subindo rapidamente na segunda metade da fase folicular. Esse é o momento onde temos menos fome e mais força, então é ótima para caprichar nos treinos. Se você quiser começar um plano alimentar, esse também é o período ideal para isso!

Chegado o 14º dia é onde ocorre a fase de ovulação, onde temos o aumento do hormônio luteinizante. O óvulo é libertado de 16 a 32 horas após o aumento hormonal. O estrogênio que estava alto começa a diminuir e a progesterona começa a aumentar. A progesterona altera o mecanismo de equilíbrio hídrico, favorecendo a retenção de líquido no organismo, então nessa fase, cuidado com o consumo de sal e não esqueça de caprichar na quantidade de água!

 

fase lútea ocorre logo após a ovulação e o com ela acontece o pico de progesterona. A queda do estrogênio reduz a serotonina, que dava a sensação de bem-estar. Ou seja, é nesse momento onde ficamos mais sensíveis, emotivas, e o apetite vem com tudo! Nessa fase, não é legal começar a dieta, já que sua fome vai estar aumentada e você pode estar querendo comer até as paredes. Outra estratégia para esses dias é subir as suas calorias para manter o peso e depois voltar ao déficit calórico para perda de peso (sua nutri deve fazer isso, certo?).

É claro que os sintomas variam de mulher para mulher, o ideal é estar sempre prestando atenção no que seu corpo te diz. Além de ter um profissional para te orientar e acompanhar sempre!

Nos vemos na próxima,

Super beijo da nutri,

Paula Mar Pinto.

Instagram-ATL-Girls