pasta-amendoim

A manteiga ou pasta de amendoim já é famosa nos Estados Unidos há bastante tempo mas de uns anos pra cá ela invadiu o território brasileiro e conquistou vários coraçõezinhos por aqui. A pasta de amendoim logo que foi inventada era consumida apenas pelas pessoas ricas, pois era considerada uma comida elegante. Curioso né? Mas não demorou muito para ela se popularizar e fazer parte da rotina alimentar, principalmente das crianças, que lá nos EUA consumem até hoje os famosos sanduíches com pasta de amendoim e geleia de frutas.

Aqui no Brasil ela ficou conhecida por se tornar uma queridinha do pessoal da academia que busca ganho de massa muscular. Mas afinal, o que ela tem de bom?

Se você acha que a pasta de amendoim é apenas saborosa, saiba que ela também é muito nutritiva! É um alimento rico em gorduras do bem. Cerca de 50% dela é composta por ômega 9, o mesmo ácido graxo do abacate e do azeite de oliva. O restante se divide em ômega 6 e dois tipos de gordura saturada: ácido palmítico e esteárico. Além disso, 25% é proteína, 20% carboidrato e 5% fibras. A manteiga de amendoim também é rica em magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B e contém vitamina E. A vitamina E tem ação antioxidante, que ajuda no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e também prevenindo diversas doenças crônicas e degenerativas.

Como toda fonte de gordura ela também ajuda no aumento da saciedade. Muitos motivos pra inserir essa delícia no seu dia-a-dia, né? Mas cuidado com a quantidade! Uma colher de sopa (rasa) tem em média 90kcal. É um ótimo alimento para melhorar os níveis de energia e pode ser utilizado principalmente no pré treino, para melhorar seu desempenho. Outro cuidado importante que você deve tomar é quanto a procedência do amendoim pois pode conter uma substância tóxica ao organismo. Procure por produtos que tenham selo da ABICAB para garantir que o amendoim utilizado seja de boa qualidade.  Ah, e cuidado com pasta de amendoim com excesso de açúcar! O ideal é optar por uma pasta de amendoim que utilize apenas amendoim como ingrediente.

Quem aí também ama pasta de amendoim?

Nos vemos no próximo post com mais dicas da nutrinha! :]

Super beijo da nutri,

Paula Mar Pinto

Instagram-ATL-Girls