eleições

Uma recente pesquisa revelou que a internet é o meio de comunicação preferido dos brasileiros para se informar sobre as eleições deste ano. Segundo os dados, mais de 42% dos entrevistados disseram utilizar as redes sociais. Já a televisão aparece em segundo lugar na preferência dos eleitores, com 36%, seguida dos jornais impressos, com 6%, e pelo rádio, com 5%.

Muito se fala que é preciso se informar antes de decidir seus candidatos. As eleições de 2018 estão batendo na porta e, se você ainda não sabe o que fazer ou quer simplesmente compreender melhor o cenário político, reuni algumas dicas de sites que podem facilitar o seu voto.

#1 Conheça os planos de governo dos candidatos

Bom, para início de conversa, é preciso conhecermos os planos de governos dos candidatos à presidência do Brasil. Quando um político registra sua candidatura, ele registra junto à Justiça Eleitoral seu programa de governo e os temas que deseja abordar em uma possível eleição. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontramos todas essas informações. Além disso, o site do TSE também mantém as informações atualizadas sobre o pleito.

Link TSE.

#2 Volte algumas casinhas

Entre tantas discussões que rolam nas redes sociais, diferentes termos aparecem: direita, esquerda, separatismo, democracia… Você sabe de fato o que significa cada uma dessas palavras? O site Politize explica situações políticas pelo mundo todo, inclusive conflitos internacionais. As vezes é importante darmos alguns passos atrás para podermos criar nossa opinião, né?

Link Politize.

#3 Tempos de ficha suja

Talvez a corrupção seja o tema mais abordado nas discussões sobre política, até mais do que os planos de governo dos candidatos. O Instituto Reclame Aqui lançou uma ferramenta que destaca em qualquer site os nomes de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos que foram condenados ou aparecem em processos e investigações. Ao passar o mouse por cima do nome, dá para conferir a ficha judicial dele. É um plugin útil em tempos de ficha limpa (ou suja).

Link Reclame aqui.

#4 Jornalismo político

O Nexo é um site jornalístico superfamoso que explica e esclarece o perfil dos candidatos e seus planos de governo de forma simplificada e com recursos multimídias. Lançado em 2015, o objetivo do portal e trazer contexto às notícias e amplificar o acesso a dados e estatísticas. A motivação dos jornalistas que escrevem no Nexo é produzir informação de qualidade que contribua para o debate público qualificado e plural. Legal, né?

Link Nexo.

#5 Chega de fake news

Fake news atrapalha! É um desserviço à população. Por isso, principalmente em tempos de eleição, surgiram alguns sites e perfis nas redes sociais que controlam as informações, tornando público se são mito ou verdade. O Aos Fatos tem bases no Rio de Janeiro e em São Paulo, e é mantido por uma equipe de profissionais multidisciplinares que vão atrás das informações.

Link Aos Fatos.

#6 Conheça a Constituição Federal

Parece meio óbvio, mas é muito importante entendermos e conhecermos a Constituição Federal Brasileira. Nela estão nossos direitos como cidadãos, e cumpri-la é valoriza-la e cuidar da nossa democracia.

Link Constituição Federal Brasileira.

Façam um voto consciente, pensem na situação social do país, é importante que o novo presidente do Brasil possa governar para TODOS e TODAS! <3

Instagram-ATL-Girls