shake

Ingerir proteínas antes e após as atividades físicas não é mais nenhuma novidade, afinal, esse é um assunto que tá em qualquer pauta de quem pratica exercícios ou seja ligado em alimentação saudável. Mas você sabe qual o papel das proteínas nesses momentos? Porque é tão comum ver as pessoas sacudindo as shakeiras ao saírem da academia?

Vem comigo que esse é o papo de hoje! =)

Quando praticamos atividade física, seja de força, aeróbico, de resistência, de baixa ou alta intensidade, ocorrem microlesões no nosso tecido muscular: é assim que ele cresce e se mantém saudável. Mas Nutrinha, qual a importância de ter uma musculatura saudável? Os músculos são importantes para força, equilíbrio, proteção das articulações e até melhoram a postura corporal. E tem mais, músculos ativos e fortes também aumentam a taxa metabólica, fazendo com que seu metabolismo funcione mais rápido e que você queime mais calorias em repouso. Queimar mais calorias em repouso significa poder consumir mais calorias durante o dia.

Quer motivo melhor que esse?

E por que se fala tanto em proteínas quando o papo é ficar fortinho? Quando consumidas antes do treino, elas irão melhorar o fornecimento de aminoácidos ao tecido muscular melhorando seu desempenho e preservando sua massa muscular durante a atividade. Já após o exercício elas ficam responsáveis pela recuperação dos músculos após as microlesões que falamos anteriormente. Mas hey, as proteínas não são só amigas de quem pratica atividade física não! Estudos apontam que ingerir proteínas pela manhã auxilia no processo de emagrecimento, além de serem ótimas opções de lanches. As proteínas podem ainda ser classificadas como de alto ou baixo valor biológico, um indicativo dos aminoácidos que essa proteína possui. Quanto mais completa ela for, melhor. As proteínas de alto valor biológico estão nas carnes bovinas, aves, peixe e ovos. Essas são as melhores proteínas para o seu pré e pós treino.

 

Já o famoso whey protein acaba sendo um facilitador. Como assim? No momento da fabricação do queijo, ocorre a extração da proteína do soro do leite, que tem muita proteína e de altíssimo valor biológico, ou seja, fornece os aminoácidos de forma completa e rápida. Além de ser fácil de transportar e preparar quando comparado com as carnes. Mas, apesar do fácil acesso, nada de inserir whey ou qualquer outra suplementação sem a orientação do seu médico ou nutricionista. Sua ingestão de proteína diária deve ser calculada por um profissional, assim como a melhor maneira de consumi-la!

Nos vemos na próxima!

Um super beijo da nutri,

Paula Mar Pinto.

Instagram-ATL-Girls