photo-1522108098940-de49801b5b40

É difícil quem passa pela adolescência ou pelo início da vida adulta sem travar nenhuma guerra – ou ao menos algumas batalhas – contra a acne. O problema, apesar de super incomum, incomoda, mexe com a autoestima e pode deixar marcas e cicatrizes na pele. Mas alguns cuidados básicos podem te ajudar a combater as espinhas. Vamos lá?

#1 Lave as mãos com bastante frequência

wash GIF

Você nunca lembra das suas mãos na hora de limpar o rosto? Pois saiba que o seu processo de limpeza já começou errado! É super importante lavar as mãos antes de partir para o rosto. Basta usar um sabonete normal para eliminar a sujeira e o excesso de gordura. Isso evita que você transfira e espalhe as bactérias e germes na sua pele. Além disso, se você tem o hábito de deixar as mãos no rosto procure sempre que puder passar um álcool gel nas mãos.

#2 Não exagere na limpeza 

Much beauty skin care tasha leelyn cleanser GIF

Lavar o rosto várias vezes ao dia não vai fazer você se livrar da pele brilhando, pelo contrário, o excesso de limpeza reduz a proteção proporcionada pela oleosidade e estimula as glândulas a produzirem mais sebo. Dica: lave o rosto de 2 a 3 vezes por dia (de manhã e à noite e, se der, a tarde também) usando um sabonete adstringente – o produto é ótimo para tirar a oleosidade da pele, sem irritá-la. Se quiser fazer uma limpeza mais profunda, lance mão de um esfoliante e use-o no máximo 2 vezes por semana para evitar lesões e irritações.

#3 Remova bem os produtos do rosto

india wash my face GIF by bypriyashah

Depois de lavar o rosto com sabonete ou fazer esfoliação, tenha certeza de que removeu ambos por completo. Deixar resquícios do produto pode fazer com que a pele fique mais sensível e até provocar irritações, ajudando no surgimento de manchas vermelhas e casquinhas. E lembre-se de não usar água quente, já que ela tira a proteção natural da pele, estimula a produção de óleo e dilata os poros, deixando o caminho livre para o sebo.

#4 Faça movimentos leves 

Keke Palmer GIF

Esfregar os dedos com força sobre a pele não torna a limpeza mais eficiente. Os movimentos pesados podem provocar pequenos machucados, facilitar a entrada de bactérias e resultar em lesões inflamadas e doloridas. Na hora de lavar, faça movimentos circulares suaves (para estimular a circulação e deixar a pele mais bonita) e aumente um pouco a pressão dos dedos nas regiões mais oleosas (testa, nariz e queixo), dando uma leve pressionada.

#5 Passe o produto em todo o rosto, não apenas nas espinhas 

youtube love GIF

Bem autoexplicativo, né? A não ser que o produto seja específico para secar as espinhas já existentes, você deve passá-lo de forma uniforme, por todo o rosto.

#6 Mantenha a pele hidratada 

Imagem relacionada

Manter a pele hidratada é essencial. Lembre-se que os produtos para acne costumam deixar a região mais seca, tornando a hidratação uma fase importante no tratamento. Na hora de escolher o seu hidratante, dê preferência para as fórmulas mais leves, como gel-creme ou loção, e sem perfume. Fique atenta no rótulo dos produtos e aposte nas fórmulas oil-free e não-comedogênicas para evitar a obstrução dos poros e o surgimento de novos cravos e espinhas. Usar o hidratante uma vez por dia já é suficiente.

#7 Passe protetor solar 

summer sunglasses GIF by Topshelf Records

Muitos tratamentos contra acne deixam a pele mais sensível ao sol. Além disso, os protetores evitam que as lesões se transformem em manchas. Nada de drama: procure um produto com fórmula oil-free e aplique-o logo depois que lavar o rosto pela manhã. E se for apostar nos makes com protetor, lembre-se que o mínimo deve ser o FPS 15.

#8 Não fique passando as mãos nas espinhas

Resultado de imagem para espinha

Ficar mexendo na acne pode machucar a pele e transformar as espinhas em lesões inflamadas. Em alguns casos, pode ser necessário até o uso de antibióticos para o tratamento. Tente segurar a vontade, ok?

#9 Não exagere no uso de cosméticos para disfarçar a espinha

sad amy schumer GIF

Cosméticos podem entupir os poros e também piorar o aspecto das lesões. Você pode até achar que o corretivo está fazendo um bem enorme para o seu visual mas, tome cuidado: para ter uma boa adesão, a maioria aposta em uma fórmula bastante oleosa, o que piora o quadro da acne. O resultado é um ciclo vicioso de estimular e tentar esconder.

#10 Tenha uma alimentação saudável

kourtney kardashian eating GIF by KUWTK

A associação entre alimentação e acne se deve pela capacidade de alguns alimentos estimularem indiretamente a produção de sebo, através do estímulo à secreção de insulina, que associado à presença de outros fatores, pode favorecer a produção de hormônios andrógenos, que aumentam a produção de sebo na pele. É indicado evitar a ingestão de leite e consumir alimentos de baixo índice glicêmico, além disso, a alimentação deve ser restrita para alimentos industrializados e refinados, ricos em gorduras hidrogenadas, sódio e açúcares, que aumentam o processo inflamatório do organismo.

Instagram-ATL-Girls