lápis de boca

O assunto de hoje é sobre o produto que já é um antigo conhecido no mundo da maquiagem: o lápis de boca.

Nos anos 90, em especial , e início dos anos 2000, ele se tornou um dos grandes protagonistas na composição de looks. Quem não se lembra de combinações por vezes inusitadas, com um lápis de boca bem mais escuro que o batom e bem marcado?

Lápis de boca montagem

Atualmente, ele tem sido deixado meio de lado na produção, mas lê até o fim que vou te dizer o porquê – em três tópicos – desse produto ser um detalhe tão importante na maquiagem e que pode te auxiliar de várias formas.

#1 Lábios maiores ou menores?

A principal função do lápis de boca é definir o contorno dos lábios, delimitar onde será passado o batom, gloss, enfim. E este produtinho pode te ajudar a ter mais ou menos volume. Caso sua intenção seja fazer parecer maior, faça o contorno ultrapassando levemente a linha da boca e aumentando a área do batom, mas sem exagerar, a intenção também não é ficar com a boca da Velha surda da Praça é Nossa né?! kkk

velha_surda

Ainda é possível trabalhar com degradê de tons para potencializar o efeito de volume. A proposta aqui é utilizar um lápis de boca em tom um pouco mais escuro que o do batom na hora do contorno, pois isso dá a sensação de profundidade e aumenta o volume dos lábios. Porém a intenção não é utilizar uma cor bem mais escura e nem deixar tão marcado como no exemplo citado acima dos anos 90/início 2000.

Já se deseja ter uma boca mais fina, também é possível conseguir esse efeito utilizando o lápis. Basta aplicá-lo logo antes do contorno da boca, bem próximo a ele. E também pode-se na maximizar a ilusão de lábios menores utilizando  um tom levemente abaixo ao do batom escolhido.

#2 Fixação

A durabilidade do batom nem sempre é muito alta, sobretudo caso se trate de produtos cremosos ou cintilantes ou até gloss. Apostar no lápis, vai diminuir a necessidade de retocar a maquiagem, já que ele aumenta a fixação do produto.

Uma dica para o batom ter uma duração maior é preencher, passar o lápis não só no contorno da boca, mas, sim, no lábio todo. Caso desejar, também é possível passar apenas o delineador, isto é, preencher os lábios somente com o lápis de boca. O efeito fica mais sequinho que um batom normal, numa textura parecida com a matte e que dura por mais tempo. Claro que essa dica pode ser melhor aproveitada se seus lábios estiverem bem hidratados!

Cher-Lipstick-Clueless

#3 Auxilia a arrasar com aquele batom escuro!

Diversas vezes é difícil ter uma certa precisão na hora de passar batom escuro, pois qualquer coisinha fora já chama muito mais atenção que um batom clarinho, e qualquer errinho pode virar uma borrança! hehe 

Como o lápis delimita a área em que o batom vai ficar é muito mais fácil preencher a cor dentro do contorno. O lápis é uma mão na roda na hora de aplicar o batom e, ainda por cima, proporciona um efeito, mais bonito, mais profissa!

rihanna-2

Agora, um passo a passo de como aplicar este produto!

Na parte superior faça um X no arco do cupido (o V da boca) e depois siga a linha do lábio. Na parte inferior, basta seguir o contorno do seu próprio lábio, respeitando o efeito de volume que você quer dar a ele. Depois, é só preencher com o próprio lápis caso queira utilizar aquela dica que dei acima e/ou passar o batom, e pronto!

Espero que tenham gostado e até a próxima coluna! <3

Besitos!

Instagram-ATL-Girls