TESS-HOLLIDAY

Nessa semana, no dia 10 de setembro, foi comemorado o Dia do Gordo, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas de que gente acima do peso merece respeito sim! Além de que existe um padrão de beleza bem prejudicial rolando por aí que precisa ser desconstruído.

giphy (1)

E meu povo, foi lindo de ver todo mundo nas redes sociais postando fotos e enaltecendo o corpo gordo!

Vem conferir!

# Feliz Dia do Gordo!

“Dia do gordo. Mas do gordo, não de você que veste 40, e posta fotinho no feed com comida dizendo “gordo fazendo gordice”. Hoje é dia do gordo, não de você que fala nas redes sociais que ta junto e que temos que nos amar, mas ta fazendo milhares de dietas porque morre de medo de ter um corpo igual o meu”, disse Bárbara Gottardo.

“Um Feliz Dia da Gorda (ou do Gordo) pra todo mundo que quer aprender a se amar do jeito que é!”, disse Lívia Lamblet.

“Feliz dia do gordo. Que hoje você não se sinta ocupando mais espaço do que deveria. Desejo que você olhe só espelho e se veja gigante. Veja no seu tamanho o seu poder. O corpo gordo é majestoso,  farto e forte”, disse a Bianca.


Visualizar esta foto no Instagram.

Não é à toa que o #DiaDoGordo é dentro do #SetembroAmarelo #FelizDiaDoGordo #10DeSetembroDiaDoGordo #SimTouDeSutiãNaPraia #AcimaDoNúmero46

Uma publicação compartilhada por Suellen Maria (@swellhen) em

Ver essas pessoas celebrando o próprio corpo e dizendo à outras mulheres para se tornarem donas de si mesmas me faz ver um progresso incrível no movimento gordo no Brasil. Porém, nem tudo são flores na gordolândia… É cada comentário que a gente escuta, cada olhar, cada julgamento, preconceito, que as vezes fica difícil resistir ao impulso de comprar uma barraca e ir morar no Alasca junto a natureza. Viver daquilo que a terra da pra gente, virar hippie e fazer miçanga pros animais pra simplesmente não ter que aguentar aquela amiga que veste 40 dizer que está imensa. Ou gente sugerindo que tu está doente porque está acima do peso. Ou de ouvir as piadinhas relacionadas com os fofíssimos elefante, baleia e hipopótamo. Ah! Já ia esquecendo a melhor de todas: a família sugerindo que nenhum homem vai se interessar por ti se tu não emagrecer. Como se a tua existência inteira fosse resumida para agradar um homem ou como se tu tivesse nascido para procriação.

O Dia do Gordo abre esse diálogo para que as pessoas conversem sobre padrões e se conscientizem. Espero que um dia a moda passe a ser 100% all size e que marcas de cosméticos, sapatos ou acessórios contratem modelos gordas para ser o rosto das campanhas. Isso para que as atletas gordas não tenham que lidar com a pressão do preconceito ou para que uma nutricionista não tenha seu trabalho questionado simplesmente por sua forma física. Também para que a indústria cinematográfica promova pessoas gordas de “amiga engraçada” coadjuvante à protagonistas que amam, que são amadas e são mulheres de negócios bem sucedidas.

Eu estou bem ansiosa para viver em um mundo onde o tamanho do teu manequim vai ser somente um tamanho e onde a aparência de uma mulher não vai ser uma moeda de troca.

Feliz dia do gordo!

2 beijos, Lê.

@falabrigitte

Instagram-ATL-Girls